TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO - TEORIA DE MASLOW

Casos: RESUMO - TEORIA DE MASLOW. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  2.096 Visualizações

Página 1 de 2

IESF – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO

ANA LUÍSA BRITO MARINHO

DISCIPLINA: PSICOLOGIA – 3º PERÍODO

PROFESSORA: ANA FLAVIA

TEORIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW

PAÇO DO LUMIAR - MA

2014

TEORIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW

Também conhecida como pirâmide de Maslow, onde há uma divisão hierárquica, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser atendidas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um é responsável por “subir” de nível para atingir sua auto realização.

Maslow define como necessidade cinco conjuntos descritos na pirâmide:

• Necessidades fisiológicas, consideradas básicas, tais como fome, sede, sono, sexo, etc.

• Necessidades de segurança, onde tende a sentir-se seguro no seu ambiente de trabalho e domiciliar, como um emprego estável, plano de saúde bom, ensino com professores treinados e especializados, etc.

• Necessidades sociais, como a interação em um grupo, o modo de tratar as pessoas, o afeto, etc.

• Necessidades de estima, onde existem duas visões: o próprio reconhecimento de capacidades pessoais e do reconhecimento através das outras pessoas pelas atividades que desempenhamos.

• Necessidades de auto realização, onde o individuo procura tornar-se aquilo que ele deseja e pode ser, de acordo com os seus potenciais.

Devo ressaltar que os quatro primeiros níveis são necessidades que podem ser realizadas externamente, ou seja, são prazeres saciáveis ao ser humano e não por sua vontade e quanto ao quinto nível, é uma necessidade que nunca é saciada, é um prazer interno, ou seja, quanto mais se sacia maior a necessidade aumenta.

CRÍTICAS

As críticas a esse teoria é que é possível uma pessoa estar auto realizada e não conseguir uma total satisfação com suas necessidades fisiológicas. Essa pirâmide é empregada em sistemas de TQC (Total Quality Control – Controle de Qualidade Total), é usado em empresas, principalmente pelo setor de RH, para o desenvolvimento e bem-estar dos funcionários, pela fácil comunicação e implementação em uma estrutura organizacional.

Maslow mostra que para chegar ao topo, é necessário que passe por todas “necessidades”, porém há indivíduos que se “auto realizam” sem passar por todas as etapas da pirâmide. Como também há indivíduos estão realizados, mas sentem que falta algo, ou seja, são insaciáveis. Não significa que ele passou ou não por todas as etapas, pois sua personalidade, motivação e meio social influenciam na sua auto realização, que quando não alcançada gera frustração.

REFERÊNCIA

• http://www.cotemar.com.br/biblioteca/administracao/teoria-geral-da-administracao.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com