TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVOLUCÃO MEXICANA

Projeto de pesquisa: REVOLUCÃO MEXICANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

Revolução Mexicana

Introdução

A revolução iniciou em 1910 foi um grande movimento popular, anti-latifundiário e anti-imperialista que foi responsável por importantes transformações no México, apesar da supremacia da burguesia sobre as instituições do estado.

O Porfiriato

O período de 1876 em 1911 caracterizou-se pela ditadura de Porfírio Diaz, responsável pelo desenvolvimento do capitalismo mexicano. Apoiado no ingresso de capitais e empresas estrangeiras e uma política antipopular. Apoiou-se ainda no exército que possuía a função de política do Estado e na Igreja Católica.

A eclosão da revolução

Em 1908, Diaz da uma entrevista dizendo estar cansado de exercer o poder, insinuando a possibilidade da alternância no poder.

Isto bastou para Francisco Madero se candidatar na plataforma antireeleicionista. A recepção da candidatura foi muito grande, isto bastou para os científicos pressionarem Diaz a continuar no poder. Madero foi aprisionado dias antes da eleição. Diaz vence a eleição. Posto em liberdade Madero que segue para E.U. A e junta forças. Diaz vai para o exílio depois de maderistas e federais assinarem a paz. Madero é eleito presidente do México.

O choque entre Madero e Zapata

Madero acreditava que o objetivo da revolução já tinha sido alcançado, pois o México contava com instituições democráticas que atenderiam os desejos reformistas e o dos camponeses. Mas Zapata acreditava que não existia reforma agrária sem posse de armas. Esse atrito colocou Madero na dependência da camarilha militar chefiada basicamente por gen. Huerta.

A deposição de Madero e o governo Huerta

Lança-se o golpe. Gen. Felix Diaz pega armas contar o governo. O gen. Huerta entra em acordo com gen. Diaz. Huerta forma um novo governo provisório , enquanto Diaz se desmobilizaria. Madero foi afastado do poder.

O governo nortista Carranza não reconheceu o novo governo e deu inicio a mobilização contra Huerta. O mesmo fez Villa no norte e Zapata no sul. Forma-se o exercito constitucional que visa restabelecer o naderismo, liderado por Venustiano Carranza. Huerta renuncia.

Constitucionalistas contra os camponeses

Zapata e Madero enfrentam um novo confronto. E Carranza é obrigado a enviar à Convenção um decreto de reforma agrária. Mesmo com o acordo entre Villa e Zapata chamado Pacto de Xoximilco, Carranza reorganiza as forças militares e Villa e Zapata são derrotados, estabelecendo também pena de morte contra os grevistas.

O fim das lideranças camponesas e a classe Operária

Com a derrota pelos federais sob o comando de Álvaro Obregón, vilistas e zapatistas entram em decomposição. Carranza neutraliza poderosas lideranças com o assassinato de Zapata e afastamento de Villa. Os constitucionais estabelecem a reforma agrária.

Enquanto os camponeses tiveram uma presença constante na Revolução, a classe operária terminou seguindo os vitoriosos. Os trabalhadores apoiam Obregón-Calles, e reconhecem o direito de formar sindicatos.

A Constituição de 1917

Carranza aprova a nova constituição, documento de máxima importância da Revolução de 1910.

É estabelecido, no conjunto dos artigos mais importantes:

• O ensino Laico;

• A expropriação de terras em favor dos ranchos e dos ejidos;

• Fixava as relações Capital e Trabalho;

• Restringiu o poder da Igreja;

• Secularização do clero.

Esta constituição representou a separação da Igreja e do Estado.

A estabilização da Revolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com