TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Mexicana

Exames: Revolução Mexicana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Revolução Mexicana

A Revolução Mexicana foi um grande movimento populacional que começou em 1910 liderada por Madero contra o antigo autocrata general Porfirio Diaz. Foi a primeira das grandes revoluções do século XX.

Esta revolução foi caracterizada por uma variedade de líderes de cunho socialista, liberal, anarquista, populista, e em prol do movimento agrário.

Causas

A elite agrária predominava completamente no México, sempre determinando quem seria o proximo governante. Em 1876 assumiu Porfírio Dias, que governou de forma ditatorial. Mesmo tendo havido um pequeno desenvolvimento industrial durante o período em que esteve à frente do país, a elite agrária permaneceu no poder, pois a base econômica continuou a ser a exportação de produtos agrícolas e de minérios.

Porfírio Diaz governou o México por mais de trinta anos. Mantinha-se uma aparência de democracia, pois eram realizadas eleições periodicamente, mas elas eram manipuladas para que ele sempre se reelegesse. Em 1910, nas eleições, Diaz novamente foi eleito, porém seu opositor, Francisco Madero conseguiu rebelar a população e assumiu, com a promessa de realizar a tão esperada reforma agrária. Portirio Diaz convocou eleições, mas tendo Francisco Madero (apoiado pelas elites liberais) como oposição, manda prendê-lo até o final das eleições.

Após ser liberto, Madero foi ao Texas onde começou a articular a Revolução, apoiado pelos camponeses. Além disso ganhou apoio do Norte cujos movimentos eram liderados por Pancho Vila, e do Sul liderados por Zapata.

Os Ideais

Os Ideais e objetivos eram Reforma Agrária, devolução de terras aos indígenas e camponeses, Nacionalização das Multinacionais norte americanas, reformas eleitorais, entre outros.

Diaz renuncia e Madero é aclamado presidente, porém não consegue por em prática as reformas prometidas. Zapata rompe com Madero e lança o Plano Ayala (Reforma Agrária, e etc).

Em 1913, Madero é morto num golpe de Estado e o General Huerta assume o poder com o apoio norte-americano. Em 1914, Huerta é deposto por Carranza (novo líder popular). O poder é dividido por pouco tempo entre Zapata e Pancho, que colocaram em prática muitas mudanças sociais como limites para propriedades, criou escolas técnicas…

Mas Carranza, em 1916, define-se como governante moderado e constitucionalista, criando a Constituição (em 1917). Esta mostrava um visível retrocesso das conquistas, marcando uma vitória das elites, embora tenha estabelecido a posse de terra para o Estado, igualdade jurídica e religiosa para os cidadãos, criou leis sociais e trabalhistas.

Anos depois Zapata e Pancho Vila foram assassinados. E em 1934, Lázaro Cárdenas, eleito presidente, nacionalizou vários hectares de terra para camponeses, fundou o Banco de Crédito Nacional, as greves pararam de ser reprimidas, e várias leis ampliando os direitos sociais foram aprovadas. Isso fez com que o movimento popular se atrelasse ao Estado, neutralizando-o.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com