TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RH Portifolio

Exames: RH Portifolio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

A constante preocupação por captar e reter talentos leva muitas companhias a desenvolverem ações que impactam diretamente no dia-a-dia dos colaboradores. Isso, na prática, pode ser observado em programas voltados para melhorias da qualidade de vida dos profissionais, oferta de pacotes de benefícios diferenciados, estímulo à capacitação, dentre outros. Conhecer as reais necessidades dos profissionais, para que a partir dessas informações se possam investir certo, sem desperdícios de tempo e de verbas. Para isso, é preciso saber o que os funcionários pensam sobre a empresa, o que lhes falta, enfim, escutá-los. Uma ferramenta muito usada para essa finalidade é a conhecida Pesquisa de Clima Organizacional (PCO).

O treinamento corresponde ao aperfeiçoamento no mesmo nível hierárquico, relacionado a instrumentalização pessoal, ou seja, fazer melhor. E desenvolvimento é aplicação potencialidades, visando capacitar o indivíduo para ocupar cargos que envolvem mais responsabilidade e poder, ou seja, ser melhor.

Um programa de treinamento deve se guiar por determinados pontos imprescindíveis para o seu sucesso, Para que um programa de treinamento tenha o resultado esperado, temos que ajustar as ações da área de treinamento com as necessidades da instituição. Os resultados aqui traçados definirão as ações a serem tomadas posteriormente.

Para realizar o LN podemos utilizar os seguintes instrumentos: Questionário; Avaliação de desempenho; Discussão em grupo; Reuniões interdepartamentais; Entrevista estruturada; Pesquisa de clima; Pesquisa de satisfação de clientes, entre outros.

Seja qual for o instrumento utilizado não podemos abrir mão da criatividade, tendo sempre em mente os objetivos da empresa, ou seja, diagnosticar o problema, identificar o cliente e fazer o levantamento das necessidades.

Os treinamentos podem ser internos ou externos, interno ocorre dentro da empresa pode ser em horário de trabalho, pode ser usados maquina, documentos entre outros. Externo é realizado fora da organização.

Dinâmica em grupo diz respeito à escolha da vivência, considerando o tipo de grupo e seus objetivos específicos, respeitando os limites do nível de profundidade o participante quer chegar. E os jogos aplicados de treinamento é quando conhecemos uma atividade, podemos torna-las mais atrativa, lúdica, fascinante e, principalmente passível de alcançar o objetivo pretendido. As vantagens são gerar ou propiciar aprendizado, definir os comportamentos e o que ser quer, missão, visão, valores, regras de conduta. Levar à competição, ou seja, competir, fazer com que todos os participantes interajam, embora alguns não se envolvam. E aos treinamentos empresariais, exigem muito do indivíduo para aprender como deve fazer, quais as metas, segmentado por tempo de duração.

A avaliação dos resultados de um treinamento torna-se importante no resultado financeiro de uma organização, pois com profissionais altamente qualificados tecnológicos e as demandas por aumento de produtividade, ensina o indivíduo a pensar, a reelaborar seus significados e fazer autocrítica.

A qualidade de vida e segurança no trabalho é um conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, implantação de práticas preventivas. Ou seja, de um lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem estar e satisfação no trabalho; e de outro o interesse das organizações quanto aos seus efeitos potenciadores sobre produtividade e a qualidade.

A nível comunitário, não existem regras estabelecidas sobre a forma como as avaliações de risco devem ser realizadas (deve consultar a legislação específica do seu país em matéria de avaliação de riscos). No entanto, existem dois princípios que devem estar sempre presentes na avaliação de riscos: estruturar a avaliação de forma a garantir que todos os perigos e riscos relevantes são abrangidos (por exemplo, não descurar determinadas tarefas, como a limpeza, que pode ter lugar fora do horário normal de funcionamento, ou departamentos acessórios como a compactação de resíduos);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com