TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISCOS DE SER ESTETICISTA

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  15.504 Visualizações

Página 1 de 3

SUMARIO

Introdução.........................................................................................................................................................02

Riscos Gerados pela Estética............................................................................................03/04

Prevenindo os Riscos........................................................................................................04/05

Conclusão..............................................................................................................................06

Referências............................................................................................................................07

INTRODUÇÃO

[pic 1]

RISCOS GERADOS PELA ESTÉTICA

Não há uma regra para diminuir os riscos para o profissional de estética, pois depende o manuseio no cotidiano de todas as substancias.  Nesta avaliação não podemos considerar somente as características físico-químicas, a reatividade e a toxicidade, devemos considerar também a forma de manipulação, exposição e as vias de penetração no organismo.

Vários produtos utilizados nas clinicas de estética podem causar danos a saúde. Os profissionais de estética na maioria das vezes desconhecem os riscos químicos que podem causar a saúde.

Nos últimos anos a estética tem sofrido mudanças técnicas, para que os procedimentos sejam mais eficazes e rápidos.

O profissional não pode somente saber dos procedimentos e sim os riscos que os procedimentos podem trazer para aquele profissional, sejam eles físicos, químicos, biológicos, ergonômicos ou psicossociais, bem como as metodologias necessárias para que possam aplicar no seu local de trabalho as medidas preventivas que garantam a qualidade do seu trabalho, a sua segurança e a segurança e bem estar das suas clientes.

Os riscos biológicos por contato são maiores nesta profissão, o esteticista deve estar consciente dos mesmos, mas também das formas utilizadas para se proteger a si e o cliente.
Existe dois procedimentos que pertencem ao mundo medicinal, porem na estética pode e dever ser usado para combater os riscos é a assepsia e esterilização.

Os procedimentos estéticos exigem forcas e movimentos repetitivos constantemente, com isso temos o risco ergonômico.

Riscos Físicos: Com o uso de alguns equipamentos para os procedimentos são emitidos vibrações e ruídos. Por exemplo, o uso da luz pulsada quando usada indevidamente pode causar queimaduras.
Riscos Químicos: Substâncias, compostos ou produtos químicos em geral pelo uso de ácidos na pele da cliente ou para limpeza. Por exemplo, o uso do Jet Bronze.

Riscos Biológicos: Matérias não esterilizados corretamente, contaminado pelos tecidos biológicos.
Riscos Ergonômicos: Cadeiras, macas e aparelhos com postura inadequada e esforços repetitivos.[pic 2]

Riscos de Acidentes: A não utilização de EPI’s que podem gerar riscos químicos e biológicos.

PREVENINDO OS RISCOS

Limpeza dos materiais e higienização do ambiente: Limpar e higienizar os matérias e local de trabalho significa oferecer uma maior segurança ao cliente e o profissional e será um local livre de partículas, secreções cutâneas ou corpóreas, como sangue, suor, fragmentos de pele, cabelos, pêlos entre outros. Com a limpeza adequada o ambiente fica menos propicio de vírus, bactérias e entre outros.
A limpeza para eliminação de restos orgânicos podem ser manual ou mecânico através de lavadoras ultra-sônicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com