TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROBERTO DA MATA

Monografias: ROBERTO DA MATA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 4

Roberto Augusto DaMatta

Id 463

Nome Científico DaMatta, R.

E-mail damatta.rlk@terra.com.br

Profissão Professor de Antropologia Social

Área de Especialização Ciências Sociais

Categoria Titular

Data de ingresso na ABC 14/06/2000

Nascimento

Data 29/07/1936

Cidade Niterói

Estado/Província Rio de Janeiro , RJ

Endereço

Condomínio Jardim Ubá - Estrada de Itaipú, 777

Piratininga - Niterói - RJ - 24350370 - Brasil

Pesquisas

Rituais nacionais e simbolismo.

Antropologia da sociedade nacional.

Identidade nacional.

Brasil e Estados Unidos.

Etnografia do estado.

Pobres e pobreza.

Títulos

Bacharel (História) - Faculdade Fluminense de Filosofia -1958

Estagiário (Antropologia) - Museu Nacional, MN - 1959/1960

Especialista (Antropologia social) - MN - 1961

M.A. - Universidade de Harvard - 1968

Ph.D - Universidade de Harvard - 1971

Professor adjunto - MN - 1970/1987

Edmund P. Joyce, c.s.c., Professor of Anthropology - Universidade de Notre Dame.

Biografia

Roberto DaMatta (nascido em 29 de julho de 1936, em Niterói, Estado do Rio de Janeiro), ocupa a catédra Reverendo Edmund P. Joyce. C.S.C., de Antropologia da Universidade de Notre Dame, onde ensina desde agosto de 1987. É também professor titular licenciado sem vencimentos do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. É Bacharel em História pela Faculdade Fluminense de Filosofia (hoje Universidade Federal Fluminense) em Niterói(1958), foi estagiário da Divisão de Antropologia do Museu Nacional (1959-60), fez o Curso de Especialização em Antropologia Social, Museu Nacional (1961) e obteve um Mestrado e um Doutorado na Universidade de Harvard. Roberto DaMatta foi naturalista auxiliar, pesquisador e professor do Museu Nacional, de 1962 até 1987, quando foi para Notre Dame. No Museu Nacional, foi Chefe do Departamento de Antropologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Foi professor visitante nas universidades norte-americanas de Wisconsin-Madison e California-Berkeley, da universidade inglesa de Cambridge, onde foi membro do King's College. Por duas vezes foi Directeur d'Études da Maison des Sciences de L'Homme em Paris, França. A par de atividades docentes, tem participado e realizado inúmeras conferências em todos os grandes centros de pesquisa e ensino de antropologia social da América, da Europa e da Ásia, como a Universidade de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Harvard, Yale, Princeton, Johns Hopkins, Florida-Gainesville, Pittsburgh, New York, Columbia, Washington, Chicago, Illinois, Michigan-Ann Arbor, Cambridge, Londres, Oxford, Lima, Buenos Aires, Cairo, Berlim, Uttrech, Stockolmo, Tóquio, Seul, Oslo, etc.

De 1962 até 1987, Roberto DaMatta foi membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), foi conselheiro da CAPES, membro do Comité Assessor da Fundação Ford no Rio de Janeiro e Coordenador de Coleções de livros de Antropologia Social para a Editora Vozes e para a Editora Francisco Alves. É também resenhista de várias revistas nacionais e internacionais de sua especialidade como o Anuário Antropológico, Mana, Revista Brasileira de Ciências Sociais, American Anthropologist, American Ethnologist, Latin American Research Review, Signs, Comparative Studies for Society and History e muitas outras.

Roberto DaMatta escreveu mais de uma centena de ensaios técnicos, inúmeros artigos para os principais jornais do país e do exterior (inclusive para o New York Times) e publicou onze livros, dos quais se destacam como marcos do pensamento antropológico brasileiro os seguintes ensaios e monografias: "Um Mundo Dividido: A Estrutura Social dos Apinayé"; "Carnavais, Malandros e Heróis"; "A Casa & a Rua"; "Relativizando: Uma Introdução à Antropologia Social"; "Conta de Mentiroso: Sete Ensaios de Antropologia Brasileira" e "Universo do Carnaval, Torre de Babel". Seu último livro, escrito em colaboração com Elena Soárez, intitula-se "Aguias, Burros e Borboletas: Um Estudo Antropológico do Jogo do Bicho" foi recentemente publicado pela editora Rocco do Rio de Janeiro. Seu livro "O que faz o brasil, Brasil?", recebeu o prêmio Casa Grande e Senzala do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com