TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTINAS ADMINISTRATIVAS

Artigo: ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

Nenhuma empresa pode crescer e prosperar sem contar com um bom Departamento Pessoal. São os profissionais dessa área que garantem que a companhia tenha um bom quadro de funcionários, além de fazer com que eles trabalhem mais felizes, o que, no fim das contas, resulta em lucros para a empresa.

Essa área executa algumas das funções básicas para o andamento de um negócio, como a admissão (e demissão) de funcionários, cálculo de salários e treinamento da equipe.

No entanto, a rotina administrativa de um Departamento Pessoal vai muito além disso. Seu trabalho está diretamente ligado a questões legais e tributárias, que requerem atenção redobrada. Do contrário, a empresa pode ficar em apuros.

Quer saber quais são as principais atividades executadas por esses profissionais? Aqui vão elas:

Recrutamento

O trabalho do Departamento Pessoal começa por aqui. Quando há a abertura de uma vaga e, consequentemente, a necessidade de contratar novos profissionais, os funcionários desta área são acionados.

São eles os responsáveis por fazer o mapeamento de cargos juntamente com o setor que necessita de mais pessoas, definindo o perfil exato para cada vaga e buscando formas de divulgá-la.

Admissão

Selecionado o candidato, o departamento assume outra tarefa: a contratação. Para que ela seja possível, é preciso que sejam recolhidos todos os documentos necessários do novo funcionário.

É nesta etapa, também, que são feitos os registros dos benefícios do colaborador, tais como plano de saúde, vale-alimentação e vale-transporte.

Treinamento, acompanhamento e supervisão

Passada a fase inicial, é hora de o profissional do departamento fazer a integração do novo colaborador com a equipe, além de apresentar sua função. Para isso, ele deve passar por treinamentos, sendo acompanhado e supervisionado de perto.

No entanto, não são apenas os novatos que requerem atenção da equipe de recursos humanos. Para que a empresa tenha melhores resultados, é preciso que todos os funcionários passem por treinamentos e acompanhamentos constantes.

Compensação de pessoal

Rotina de extrema importância no departamento pessoal, ela nada mais é que o controle de frequência dos profissionais da empresa. Sim, essa função também faz parte da rotina administrativa do setor.

São eles os responsáveis, também, por calcular os salários, impostos, dissídios, benefícios e outros adicionais. Por isso a importância de sempre estar atualizado com relação à legislação e às leis trabalhistas.

Desligamento

Além de serem responsáveis por quem entra na empresa, esses profissionais também cuidam de quem sai. Quando há algum desligamento, seja uma demissão por justa causa ou um acordo entre as partes, é responsabilidade deste setor colocar em prática os pontos estabelecidos por lei.

Por isso, o Departamento Pessoal se encarrega de calcular valores, estabelecer o aviso prévio, fazer o termo de rescisão, escrever a guia de seguro-desemprego e acompanhar o profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com