TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTINAS TRABALHISTAS

Ensaios: ROTINAS TRABALHISTAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO

Goiania

2011

WESLEY SALATIEL DA SILVA

ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Ciencias Contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar.

Orientador: Prof. Odemires Servulo de Oliveira

Goiania

2011

Introdução

Neste breve trabalho estarei falando um pouco sobre as rotinas trabalhistas, o processo de contabilização nas empresas e a análise mercadológica.

ROTINAS TRABALHISTAS

Para elaboração de uma folha de pagamento é necessários alguns conhecimentos básicos que devemos seguir, vamos falar um pouco sobre alguns deles.

Salário e remuneração

Salário é a contraprestação de serviço devida ao empregado pela prestação de serviços, em decorrência de contrato de trabalho. Remuneração é a soma do salário estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho, como as comissões e gratificações.

Contribuição Sindical

Os artigos 578 e 579 da CLT prevêem que as contribuições devidas aos sindicatos, pelos que que participam das categorias econômicas ou profissionais ou dos profissionais liberais representados pelas referidas entidades, será recolhida de uma só vez, anualmente, os empregadores são obrigados a descontar da folha de pagamento de seus empregados no mês de março de cada ano, e fazer o pagamento da referida guia no mês de abril.

INSS

Mensalmente devemos descontar dos empregados sua contribuição previdenciária, calculada mediante a tabela determinada pela previdência social, segue tabela vigente a partir de 01/07/2011:

Até 1.107,52 8%

De 1.107,53 até 1.845,87 9%

De 1.845,88 até 3.691,74 11%

IRRF

O desconto do IRRF é feito mensalmente de acordo com tabela específica para repasse à Receita Federal, e recolhido através da guia DARF.

Horas extras

De acordo com C.F. no art. 7º Inc XVI, diz que a jornada de trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares que deverão ser remuneradas com acrescimo mínimo de 50% sobre a hora normal nos dias úteis e acréscimo mínimo de 100% nos domingos e feriados.

Pamento e desconto de RSR

O artigo 67 da CLT diz que todo empregado tem direito a um dia de descanso semanal que deverá ser preferencialmente aos domingos. O empregado que faltar sem justificativa perderá o salário correspondente ao dia e ao descanso semanal.

INSS parte da empresa

A contribuição por parte da empresa ao INSS é de 20% sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditas a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem serviço, e pode ter acrécimo de 1%,2% ou 3% para as empresas cuja atividade apresentem riscos ao trabalhador.

FGTS

É uma conta vinculada aberta pela empresa em nome do empregado, obrigatoriamente na Caixa Economica Federal, onde todo mês a empresa deve depositar o valor relativo a 8% da remuneração recebida pelo empregado, o prazo para recolhimento do FGTS é dia 07 do mês seguinte da folha de pagamento.

DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E A LIDERANÇA

Cada indivíduo tem algo que o motiva, que o faz movimentar em busca de algo, dentro das organizações cada pessoa tem um trabalho a ser feito, e neste os objetivos individuais e da organização devem estar alinhados, este alinhamento permite maior desempenho individual. Todos nós individualmente precisamos de outras pessoas para sobrevivermos, e a assim como individualmente precisamos uns dos outros, na empresa não é diferente. Embora possuam semenlhanças na definição, equipes e grupos diferem com relação à sua estrutura e produzem efeitos distintos nas organizações.

Liderança é um fenomeno grupal, assim como nos outros comportamentos, ela não depende somente do indivíduo. Seu desempenho varia conforme a personalidade do grupo e de seu contexto. Existem diversos estilos de liderança e diversas maneiras de qualificar aqueles que são líderes dos liderados. Para as empresas o líder exerce papel fundamental, pois é ele quem influencia os outros a atingir metas e a cumprir tarefas, quanto mais bem sucedida a realização de metas importantes, mais evidente sera a liderança.

PROCESSO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com