TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO

Exames: ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  9.509 Palavras (39 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 39

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 3

2.ROTINAS TRABALHISTAS 4

3.DIFERENÇAS INDIVIDUAIS 7

4.PROCESSO CONTÁBIL 12

5.DESCONTOS SIMPLES 21

6.ANÁLISE MERCADOLÓGICA REGIONAL 24

7.CONCLUSÃO 33

1.INTRODUÇÃO

Vamos agora através desta produção textual conhecer um pouco mais sobre Rotinas Trabalhistas e Contabilização. Começaremos pelas Rotinas Trabalhistas abrangendo alguns temas necessários para que seja realizado a Admissão de um Funcionário como por exemplo: CPTS (Carteira de Previdência e Assistência Social), Exame Admissional, Registo do Empregado, Contratos de Trabalho e a importância da apresentação dos Documentos para a admissão.

Na área das Diferenças Individuais, estaremos abrangendo os seguintes temas: o que é Liderança, Motivação, a Teoria das Necessidades de Maslow, a Teoria dos dois Fatores de Herzberg e as diferenças entre grupos e equipes.

No Processo Contábil, iremos conhecer como é o processo de abertura de uma Empresa de Prestação de Serviços, veremos também um modelo de Contrato Social e quais são os Procedimentos que Junta Comercial da região solicita para que seja realizada a Abertura da Empresa.

No tema sobre Descontos Simples, iremos entender e conhecer os títulos onde são aplicados os descontos, qual as fórmulas usadas para realizarmos tais descontos e quais os procediementos corretos quanto ao pagamento dos títulos poderemos conseguir o desconto.

Sobre a Análise Mercadológica Regional, no que diz respeito a Microeconomia e a teorias de alguns tópicos, iremos conhecer o que é o programa do governo federal “Minha Casa Minha Vida”, quais os seus objetivos e a quem se aplica. Aprenderemos também do que se trata a Análise de Mercado e como é realizada; os Conceitos de Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado e Estrutura de Mercado onde entenderemos melhor sobre a concorrência ou não no mercado.

2.ROTINAS TRABALHISTAS

Rotina de Admissão

O empregado ao ser admitido deve passar por uma rotina especial junto à empresa. Essa rotina visa atender as normas legais existentes, bem como as normas internas da empresa, propiciando o ingresso desse empregado com sucesso. Quando a rotina é mal realizada ou não é cumprida, coloca o empregador e empregado em situação de risco, podendo gerar multas ou ainda anulação de atos. Dessa forma é importante criar um roteiro dos deveres a serem cumpridos, dos documentos a serem preenchidos e das obrigações legais a serem realizadas.

Dentre estes documentos, podemos destacar os seguintes:

1 – CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social): é documento utilizado pelo trabalhador para ser registrado pelo empregador. Deve constar os dados de identificação do empregador e as informações básicas da contratação (cargo, admissão, registro e remuneração). A entrega deve ser feita contra recibo e o registro num prazo de 48 (quarenta e oito) horas. Além do momento da admissão, deve se a CTPS atualizada nas férias, data base, rescisão contratual ou quando solicitado pelo empregado. É indispensável a apresentação da CTPS no momento do início da atividade.

2 – Exame Admissional (Atestado Médico): todo empregado, independente do cargo ou da atividade da empresa, deve passar por exame médico admissional para avaliar sua saúde diante das funções que irá exercer. Nenhum empregado pode iniciar sua atividade sem antes apresentar o atestado de aptidão para o cargo emitido pelo medido do trabalho. Todo custo gerado pela emissão do atestado deverá ser assumido pelo empregador.

3 – Registro de Empregado (Livro ou Ficha): é o documento que terá todas as informações do empregador e do empregado, principalmente admissão, cargo, salário, horário e local de trabalho, será atualizado todas as vezes que houver novas informações, tais com férias, auxílio doença, entre outras. Sendo livro deverá ser registrado na ordem numérica da folha e quando de ficha, deverá ser disposta em ordem numérica. Tanto o livro quanto à ficha são registrados pelo Fiscal do Trabalho quando de sua visita.

4 – Contrato de Trabalho: do ponto de vista jurídico, cotrato é um acordo de vontades. Sendo assim, pressupõe-se que os interessados discutiram e aceitaram as condições nele existentes. Este não é o caso do contrato individual de trabalho. Como não há qualquer discussão sobre o que nele está disposto, já que a relação entre as partes (empregado e empregador) não é de igualdade, posto que o empregador detém o poder econômico, resta apenas e tão somente, ao trabalhador a prerrogativa de aderir às condições estipuladas no contrato que lhe é apresentado. Considera-se se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário (art. 2º da CLT). Trabalho não eventual é aquele que atende às necessidades da empresa. Assim, quando uma pessoa trabalha para uma empresa do comércio efetuando vendas, a natureza do trabalho não é eventual. Mas, se a pessoa é contratada por esta empresa para efetuar a pintura de uma sala, o trabalho é eventual, porque não se trata de uma necessidade da empresa comercial, ou seja, o trabalho não é feito constantemente. Somente se esta pessoa trabalhasse para uma empresa que tivesse como uma de sua necessidades a pintura, uma empreiteira, por exemplo, seria empregado desta empresa, a qual seria contratada pela empresa comercial. O contrato de trabalho pode ser escrito ou verbal. È o que diz a CLT em seu art. 442, quando fala em acordo tácito ou expresso. Em geral, o contrato é por prazo indeterminado. Por exceção, o contrato pode ser por prazo determinado.

4.1 – Contrato por Tempo Determinado: não pode ser superior a dois anos. A distinção entre contrato por tempo determinado e por tempo indeterminado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.5 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com