TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO

Exames: ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.659 Palavras (11 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANA PATRICIA DA PAZ VERISSIMO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Arapiraca

2012

ANA PATRICIA DA PAZ VERISSIMO

ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Contabilidade Introdutória, Matemática Financeira I, Psicologia Organizacional, Cenários Econômicos, Legislação e Prática Trabalhista (Atividades Interdisciplinares).

Profs.: José Manoel da Costa, Valquíria Gasparotte, Helenara Regina Sampaio e Sara Maria de Melo Elgenneni.

Arapiraca

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 ROTINAS TRABALHISTAS 4

2.1 DOCUMENTOS PARA ADMISSÃO 4

2.2 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS 5

2.3 PROCESSO CONTÁBIL 6

2.4 DESCONTOS SIMPLES 11

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

4 REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho o objetivo é mostrar a importância da contabilidade para a formação empresarial, assim como as documentações exigidas para o registro de funcionários. O desenvolvimento de equipes, voltadas à parte de lucratividade das instituições, que são as responsáveis pelo funcionamento direto de qualquer entidade empresarial, contribui para o desenvolvimento das práxis estabelecidas por cada empresa.

Alguns procedimentos de segurança na admissão de funcionários que não estejam com suas documentações legalizadas e disponíveis para consulta, assim que o registro de empregados e seus respectivos documentos necessários à esta formalização do contrato de trabalho.

2 ROTINAS TRABALHISTAS

2.1 DOCUMENTOS PARA ADMISSÃO

A admissão de empregados deve passar por uma rotina especial junto à empresa com intuito de atender as normas legais existentes, bem como as normas internas da empresa, propiciando o ingresso desse empregado com sucesso. Quando esse procedimento é mal realizado ou não é cumprido, coloca o empregador e o empregado em situação de risco, podendo ocasionar multas ou anulação de atos de ambas as partes. Por isso é importante criar um roteiro dos deveres a serem cumpridos, dos documentos a serem preenchidos e das obrigações legais a serem realizadas. Tal qual segue abaixo:

 Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS): documento utilizado pelo trabalhador para ser registrado pelo empregador. Este deve conter os dados de identificação do empregador e as informações básicas da contratação (cargo, admissão, registro e remuneração). A entrega deve ser feita contra recibo e o registro num prazo de 48 (quarenta e oito) horas. A CTPS precisa ser atualizada nas férias, data base, rescisão contratual ou quando solicitado pelo empregado. É documento indispensável para a contratação e início da atividade;

 Exame Admissional: todo empregado, independente do cargo ou da atividade da empresa, deve passar por exame médico admissional para avaliar sua saúde, onde o médico atesta sua capacidade diante das funções que exercerá dentro da empresa. O empregado só deverá desempenhar suas funções após apresentar o atestado de aptidão para o cargo emitido pelo médico do trabalho. Os custos desse procedimento serão assumidos pelo empregador;

 Registro de Empregado: documento que terá todas as informações do empregador e do empregado, principalmente admissão, cargo, salário, horário e local de trabalho, será atualizado todas as vezes que houver novas informações, como: férias, auxílio doença, afastamentos entre outras. Quando em livro deverá ser registrado na ordem numérica da folha; quando for a ficha a mesma deve ser disposta em ordem numérica também. Tanto um quanto o outro são registrados pelo Fiscal do Trabalho quando de sua visita;

 Contrato Individual de Trabalho: é o documento que formaliza a contratação por escrito. De acordo com Ramos (2012)

Contrato Individual é o acordo tácito ou expresso, verbal ou escrito, por prazo determinado ou indeterminado, que corresponde a uma relação de emprego, que pode ser objeto de livre estipulação dos interessados em tudo quanto não contravenha as disposições de proteção do trabalho, às convenções coletivas que lhe seja aplicável e as decisões de autoridades competentes. Caracteriza-se toda vez que uma pessoa física prestar serviço não eventual a outra pessoa física ou jurídica, mediante subordinação hierárquica e pagamento de uma contraprestação denominada salário (CLT, arts. 442 e 443, caput).

2.2 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

A Liderança consiste na arte de conduzir pessoas, profissionais, grupos e equipes a alcançar, com êxito, os resultados planejados. E esta habilidade é uma das características que diferenciam as pessoas e seus resultados. De acordo com Marques (2012) nas empresas é cada vez mais natural a necessidade da formação de líderes efetivos, que consigam inspirar, conduzir e fazer com que os colaboradores estejam motivados e, a dessa forma, cumprir com sucesso aquilo que lhes foi determinado.

Ainda segundo o autor a liderança não está restrita ao espaço de trabalho ou profissional, muito pelo contrário. A principal qualidade de um líder está em transmitir confiança onde quer que esteja. As pessoas geralmente se espelham no líder e buscam em seus exemplos, conselhos e opiniões orientar suas ações, pois um bom líder também é aquele que é admirado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com