TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO

Artigos Científicos: ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  5.673 Palavras (23 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 23

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 ROTINAS TRABALHISTAS 6

2.1 CTPS 6

2.2 Exame admissional 6

2.3 Registro de empregado 6

2.4 Contrato de trabalho 7

2.5 Importância da apresentação dos documentos 7

3 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS 7

3.1 O que é liderança? 8

3.2 O que é motivação? 8

3.3 Teoria das necessidades de maslow 8

3.4 Teoria dos dois fatores de herzberg 10

3.5 Diferenças entre grupos e equipes 10

4 PROCESSO CONTÁBIL 11

4.1 Abertura de uma empresa de prestação de serviços 11

4.2 Contrato social 12

4.2 Elaboração do contrato social 13

4.3 Roteiro da junta comercial 13

5 DESCONTOS SIMPLES 13

5.1 Tipos de descontos 13

5.2 Principais tipos 14

5.3 Exemplo de desconto 14

6 ANÁLISE MERCADOLÓGICA REGIONAL 15

6.1 Economia brasileira 15

6.2 Programa minha casa minha vida 16

6.2 Exigências 16

6.3 Análise de mercado 17

6.4 Demanda de mercado 18

6.5 Oferta de mercado 18

6.6 Equilíbrio de mercado 19

6.7 Estruturas de mercado 19

CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS 22

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade demonstrar as rotinas trabalhistas assim como a contabilização, mostrando passo a passo a trajetória dos processos contábeis que se faz necessário, demonstrando a importância da Contabilidade como instrumento de apoio na gestão dos negócios para os empresários.

Para ilustrar o tema proposto, serão feitas algumas reflexões sobre, as rotinas trabalhistas, as diferenças individuais, todo processo contábil para abertura de uma empresa, tipos de descontos e assuntos envolvidos com a economia. Outro ponto importante é o estudo da cultura e clima organizacional, onde se discute a importância de se fazer uma analise prévia da cultura de uma determina região onde se pretende abrir uma empresa, alem disso, a importância do clima que envolve a relação trabalhista em uma empresa.

Veremos a responsabilidade de um líder em definir a realidade ou mesmo em motivar seus funcionários ou pessoas mais próximas. Os conceitos de liderança, as idéias e praticas acerca dela constituem o tema de muitos pensamentos, discussões, textos, ensinamentos e aprendizagens. É também mostrar que um dos obstáculos principais para a motivação é a incapacidade de criar diálogos.

ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO

2 – ROTINAS TRABALHISTAS

O empregado ao ser admitido deve passar por uma rotina especial junto à empresa. Essa rotina visa atender as normas legais existentes, bem como as normas internas da empresa, propiciando o ingresso desse empregado com sucesso. Quando a rotina é mal realizada ou não é cumprida, coloca o empregador e o empregado em situação de risco, podendo gerar multas ou ainda anulação de atos. Dessa forma é importante criar um roteiro dos deveres a serem cumpridos, dos documentos a serem preenchidos e das obrigações legais a serem realizadas.

Carteira de Trabalho e Previdência Social: é o documento utilizado pelo trabalhador para ser registrado pelo empregador. Devem constar os dados de identificação do empregador e as informações básicas da contratação (cargo, admissão, registro e remuneração). A entrega deve ser feita contra recibo e o registro num prazo de 48 (quarenta e oito) horas. Além do momento da admissão deve ser a CTPS atualizada nas férias, data base, rescisão contratual ou quando solicitado pelo empregado. É imprescindível a apresentação da CTPS no momento do início da atividade.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social será obrigatoriamente apresentada, contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual terá o prazo de 48 (quarenta e oito) horas para nela anotar, especificamente:

• Identificação do empregador;

• A data de admissão;

• A remuneração e as condições especiais se houver.

O exame médico na admissão é requisito imprescindível e deve ser feito por conta do empregador, uma vez que através dele se verifica a capacidade física ou mental do empregado, conforme dispõe o art. 168, I, da CLT.

Atestado de Saúde Ocupacional: todo empregado, independente do cargo ou da atividade da empresa, deve passar por exame médico admissional para avaliar sua saúde diante das funções que ira exercer. Nenhum empregado pode iniciar sua atividade sem antes apresentar o atestado de aptidão para o cargo emitido pelo médico do trabalho. Todo custo gerado pela emissão do atestado deverá ser assumido pelo empregador.

Livro ou Ficha de Registro de Empregado: é o documento que terá todas as informações do empregador e do empregado, principalmente admissão, cargo, salário, horário e local de trabalho, será atualizado todas as vezes que houver novas informações, tais como férias, auxílio doença, entre outras. Sendo livro deverá ser registrado na ordem numérica da folha e quando de ficha deverá ser disposta em ordem numérica. Tanto o livro quanto à ficha são registrados pelo Fiscal do Trabalho quando de sua visita.

Contrato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com