TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RTINA DO SETOR LOGISTICA

Ensaios: RTINA DO SETOR LOGISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Há alguns anos o termo “logística” era associado ao transporte de mercadorias ou distribuição física. Mas o conceito desse termo evoluiu, e uma nova concepção muito mais abrangente entra em vigor, onde passa a existir a integração das diversas áreas envolvidas na produção, dimensionamento e layout de armazéns, alocação de produtos em depósito, transportes, distribuição, seleção de fornecedores e clientes externos, nascendo um novo conceito que é conhecido como supply chain ou logística integrada. De acordo com o Council of Logistics Management “logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente”.

O modo como a logística vem sendo aplicada e desenvolvida, no meio empresarial e acadêmico, denota a evolução do seu conceito, a ampliação das atividades sob sua responsabilidade e, mais recentemente, o entendimento de sua importância estratégica. A logística empresarial, como função integrada de uma empresa, é um conceito relativamente novo, apesar de que todas as empresas sempre desenvolveram atividades de suprimento, transporte, estocagem e distribuição de produtos. A novidade se encontra no fato de que as empresas passaram a desenvolver essas atividades de forma integrada e coordenada, segundo uma filosofia de otimização global, em busca da melhor contribuição possível para o resultado empresarial.

A Logística industrial é a parte da Logística Empresarial responsável pela gestão e operação de todos os fluxos de informações e materiais, ligando fornecedores e seus clientes. As técnicas, tecnologia e metodologia são aplicadas para soluções que envolvem, entre outras, as áreas de: sistemas de abastecimentos; gestão de transportes, localização de fábricas, sistemas de movimentação, métodos de armazenagem, plano diretor, sistemas viários, layout de fábrica, layout de depósito e centrais de distribuição, estudos de tempos e métodos, produtividade logística.

2. ESPECIFICAÇÕES TÍPICAS DA LOGÍSTICA

Tomando-se o setor de manufatura (a fabrica) como ponto de referência básica, pode-se identificar algumas especializações típicas no que se refere à logística:

A logística de materiais é aquela que lida com os fluxos de materiais de fora para dentro da manufatura, incluindo matéria-prima e outros insumos (peças, componentes, outros produtos acabados que vão integrar o processo produtivo). A logística de materiais é também chamada de suprimento, abastecimento e em empresas menores de “setor de compras”. Envolve atividades ligadas à extração e transporte de suprimentos, armazenagem de insumos matéria-prima etc.

A logística de distribuição opera de dentro para fora da manufatura. Envolve as transferências de produtos entre a fábrica e os armazéns próprios ou de terceiros, seus estoques, os subsistemas de entrega urbana e interurbana de mercadorias, os armazéns e depósitos do sistema (movimentação interna, embalagem, despacho) além de processamento de pedidos e atendimento ao cliente. Os canais de distribuição devem ser flexíveis para enfrentar as restrições e dificuldades que podem ocorrer sejam elas físicas ou legais. A distribuição pode ser direta ou indireta.A distribuição direta ocorre sem a participação de outra pessoa jurídica (para comprar e revender)e pode ser realizada por meio da venda pessoal ou por meio do marketing direto.A distribuição indireta utiliza no fluxo dos produtos a figura do atacado /ou varejo.

Uma visão mais moderna da logística aplicada para a manutenção reconhece que a prioridade do cliente interno é influenciada pelos vários níveis de serviço oferecidos, que impactam no atendimento dos requisitos dos clientes. Pode ser um atendimento numa máquina que trabalhe em ciclo produtivo contínuo; atendimento mais rápido de pedidos a ordens de serviços abertas; manutenção de equipamentos de transporte especial; reposição contínua de componentes sobressalentes; processamento; pontualidade na entrega dos serviços de manutenção para a operação ou produção – geralmente o que afeta positivamente os clientes e, logo, as vendas. Do contrário, as vendas quase sempre desmoronam quando o serviço se deteriora. A utilização da logística de manutenção é importante para a racionalização de serviços, a melhoria na segurança de relações com clientes e fornecedores e a redução dos desperdícios de tempo, possibilitando uma vantagem competitiva, principalmente em custo.

A logistica interna cuida dos aspectos logísticos dentro da manufatura em si, e por isso está inserida dentro do PCP (programação e controle da produção).

3. VISÃO GERAL DO ALMOXARIFADO DA ZAB

A ZAB conta com um profissional qualificado que é responsável por toda a parte de logística da indústria. Todo o almoxarifado é organizado seguindo algumas especificações, de acordo com os conceitos a seguir:

• Lay-Out: (ou arranjo físico) é a forma de distribuição das máquinas, equipamentos e ferramentas para realizar uma determinada tarefa da maneira mais rápida, com menor custo e melhor qualidade possível e com o máximo de segurança.

• Pé-Direito: é a altura disponível ou livre para armazenagem.

• Doca com Plataforma: é o local intermediário que as mercadorias ficam entre a expedição/recebimento e os transportes (vários modais), a fim de facilitar e agilizar a operação de carregamento e descarregamento.

3.1 EQUIPAMENTOS PARA ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO

Os equipamentos para armazenagem utilizados pela empresa são:

• Estrutura Porta-Palete Convencional: Permite a verticalização do espaço útil de forma seletiva, possibilitando o acesso direto a todos os itens armazenados com o mínimo de operações da empilhadeira.

• Drive-in: É um sistema constituído por um bloco contínuo de estruturas não separadas por corredores intermediários.

• Mesanino: É um tipo de plataforma, geralmente desmontável, que permite o movimento de pessoas ou equipamentos embaixo ou em cima deste;

• Blocagem (Empilhamento no próprio piso): É o método mais básico de estocagem, pois, é realizada em o uso de recursos de estocagem.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com