TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racicinio Lógico

Exames: Racicinio Lógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

O desenvolvimento estrutural do cérebro

Logo após o nascimento, o cérebro do bebê passa por um crescimento fantástico, no qual trilhões de sinapses ocorrem entre as células cerebrais. Por se tratar de um órgão auto-organizável, o cérebro do bebê é faminto de novas experiências que o transformarão em redes neurais para a linguagem, o raciocínio lógico, o pensamento racional, a resolução de problemas e os valores morais (Kotulak, 1997). São elas que permitem a associação de idéias e o desenvolvimento de pensamentos abstratos, que constituem as bases da inteligência, imaginação e criatividade.

Kotulak (1997) fala de quatro fases principais do desenvolvimento estrutural do cérebro. A primeira fase ocorre durante o estágio fetal. Nos primeiros meses da vida fetal, bilhões de células são formados. Metade delas morre; estímulos externos organizam algumas e eliminam outras para formar a estrutura básica do cérebro, ou seja, a estrutura que caracteriza e diferencia as crianças em meninos e meninas. A segunda fase se dá logo após o nascimento, quando surgem trilhões de conexões entre as células, que formam os “mapas mentais” do cérebro, responsáveis, entre outras coisas, pela visão, linguagem e audição.

Na terceira fase, que vai dos 4 aos 10 anos de idade, novos aprendizados reorganizam e reforçam as conexões entre as células do cérebro humano. Novas conexões são formadas à medida que novos conhecimentos são adquiridos. A quarta e última fase ocorre após os 10 anos de idade. Ainda capaz de sofrer mudanças físicas, o cérebro aprende e memoriza informações no decorrer de toda a vida (Kotulak, 1997), alguns neurônios novos aparecem no cérebro do adulto, porém, somente em algumas partes específicas do cérebro.

Lateralização: os hemisférios do cérebro

A neurociência já mapeou o cérebro. O cérebro do ser humano normal é composto por duas metades ou hemisférios: o direito e o esquerdo. Os hemisférios são unidos por diversos feixes de fibras de comunicação, sendo o corpo caloso o maior deles (Carneiro, 2001). Embora os hemisférios direito e esquerdo pareçam ser idênticos a olho nu, existem diferenças fundamentais entre eles. Carneiro(2001) nos ensina que diversas investigações já comprovaram que o predomínio de um lado do corpo sobre o outro (como no caso da dextralidade, ou seja, dos membros que usamos “melhor” do que outros) tem bases neurofisiológicas e neuroanatômicas, e pode ainda ser generalizável para outras áreas das funções cerebrais. As funções que cada um dos hemisférios comanda de maneira geral a linguagem, o raciocínio lógico, determinados tipos de memória, o cálculo, a análise e resolução de problemas são comandados pelo hemisfério esquerdo do cérebro, freqüentemente citado como hemisfério dominante ou principal. Já as habilidades manuais não-verbais, as intuições, a imaginação, os sentimentos e a síntese são comandados pelo hemisfério direito (Cardoso, 2001; Carneiro, 2001). Embora se diga que a percepção da música se localize primordialmente no hemisfério direito do cérebro, sabe-se hoje que o aprendizado musical depende dos dois hemisférios, uma vez que ele é interdependente de outras funções cerebrais, como a memória, a linguagem verbal, a resolução de problemas e a análise,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com