TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raciocinio Logico

Dissertações: Raciocinio Logico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

• QUESTÕES DA ATIVIDADE SUPERVISIONADA: PROCESSO DE DIREÇÃO

1 - Quais foram os principais desafios enfrentados por Fernando Tigre ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas?

Fernando Tigre encontrou muitos desafios, foi recebido com desconfianças pelos diretores e funcionários da empresa, onde os princípios da organização não eram iguais com época atual. Por causa dos problemas perdia lucros e acarretava grandes prejuízos à empresa.

2 - Quais foram os fatores que contribuíram para a falta de motivação entre os trabalhadores?

Organização ineficiente e estratégias ultrapassadas. Por causa desses problemas a comunicação entre as divisões era falha e a centralização excessiva. Em função disso, amizade e interesses compartilhados eram postos de lado, pois os membros estavam ligados apenas pelas tarefas, autoridade e hierarquia que os regiam.

3 - Quais as características dos grupos de trabalho que Fernando Tigre encontrou quando assumiu a presidência da Alpargatas? Qual foi seu impacto no ambiente de trabalho?

Características arcaicas que contribuíam com a desmotivação dos funcionários, eram preservadas uma hierarquia e burocracia acentuadas, além de níveis de formalização excessiva.

Isso gerava um ambiente muito 'pesado', sem descontração alguma, o que abria espaço para eventuais conflitos entre superiores e subordinados. Em função da centralização e hierarquia acentuada decisões estratégicas eram tomadas lentamente.

4 - Quais as medidas tomadas para mudar o comportamento dos colaboradores?

O objetivo de Fernando Tigre era mudar o pensamento de todos na companhia. Começou reduzindo os custos e diminuindo a resistência das mudanças, incentivando a criatividade. A Divisão das operações em cinco subdivisões, visando a descentralização nas tomadas de decisões, delegando funções de planejamento e controle a cada um dos chefes de divisão. Adoção de programa de participação nos resultados. Adaptação das relações mais simples e diretas entre os colaboradores, pois para ele isso fazia com que todos se sentissem responsáveis pelo desempenho da empresa.

5 - Distinga, entre as várias medidas adotadas, aquelas que podem ser consideradas fatores higiênicos e fatores motivacionais, segundo Herzberg.

5 - Você considera Fernando Tigre um líder orientado para a tarefa ou para as pessoas? Justifique sua resposta.

Orientado para pessoas, pois quando ele chegou, em 1997, os funcionários andavam cabisbaixos, mas, com as mudanças, aumentaram as responsabilidades e a pressão. Tigre manteve aqueles que aceitaram os desafios e responderam com comprometimento e dedicação às exigências. Dessa forma, foi possível incrementar a participação ativa de todos, usufruindo todo o capital humano ocioso da organização. O executivo delegou responsabilidades e disseminou a informalidade e a participação na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com