TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radiologia

Artigo: Radiologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A obtenção de imagem convencional por filme-écran através de processamento químico das imagens é usada há mais de 100 anos, desde a descoberta dos raios X em 1895, e ainda é hoje a forma predominante de ob¬tenção de imagens clínicas.

Entretanto, os avanços no uso da computação em imagens radiográficas nos últimos 20 a 30 anos vêm trazendo formatos novos e radicalmente diferentes às imagens médicas chamadas imagens digitais, em que o filme não é o captador das imagens.

A imagem convencional do filme-écran e o processamento químico certamente se tornarão amplamente obsoletos diante das diversas formas de evolução das imagens digitais. [1]

Controle da qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade são conceitos relacionados com o de qualidade em várias áreas como na indústria, saúde e outros setores da atividade econômica.

Gestão da qualidade (GQ) é o processo de conceber, controlar e melhorar os processos da empresa.

Programa de garantia da qualidade (PGQ) são as ações tomadas para redução de riscos de falhas ou defeitos do produto.

Controle da qualidade (CQ) são as ações relacionadas com a medição da qualidade, para diagnosticar se os requisitos estão sendo respeitados e se os objetivos da empresa estão sendo atingidos. [6]

Placas de Imagem* ou *Receptor de Imagem

*Placas de Imagem* ou *Receptor de Imagem*

O próprio nome já diz placa de imagem, e veio para substituir nosso amigo chassi usado na radiologia convencional. A palca de imagem capitura uma imagem invisível ou seja, latente, isso faz após a radiação passar pelo paciente.

Talves você pergunte como é formada essa placa de imagem? R:A placa de imagem é formada de fósforo fotoestimulável.

O grande diferencial é que dentro da placa de imagem não possui filme, isso permite a abertura dessa placa de imagem sem velar nada, pois não tem filme.

Os dados do paciente são transmitido eletronicamente através de um leitor de código de barras ou por digitação no teclado do leitor.

Após a realização de uma radiografia o técnico ou tecnólogo em radiologia leva esse receptor de imagem ou placa de imagem até ao leitor do sistema digital, ou seja, local para registrar dados do paciente e leitura da imagem, tal imagem após ser lida nesse processo irá ser apagada por uma forte luz interna produzida por elétrons que são equivalentes a luz armazenada, deixando assim essa placa de imagem ou receptor de imagem livre para ser usada novamente.

Após esse processo nossa imagem irá para a estação de trabalho para ser avaliada e fotografada se assim fizer necessário, pois a radiologia digital veio para encerrar gastos com impressão de filmes e químicos, acreditamos que o futuro da radiologia digital será totalmente para fins de impressão em cds e arquivos de consulta por um sistema que será estudado mais adiante, tal sistema chama-se (PACS)

Ainda muitos serviços levam seus filmes para uma impressora laser, mas isso é questão de tempo, acreditamos que estão aguardando a medicina se adaptar para essa nova realidade.

Receptores Radiográficos • Na radiografia convencional o receptor radiográfico consiste de um filme em contato com uma ou duas telas intensificadoras (figuras seguintes). As telas intensificadoras são folhas plásticas finas contendo material fluorescente. • O conjunto tela-filme é montado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com