TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radição Natural E Artifical

Casos: Radição Natural E Artifical. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

Radiação natural

A radioatividade natural foi descoberta acidentalmente por Becquerel em 1896, quando estudava a fluorescência dos sais de urânio. Durante a sua experiência verificou que havia emissão de radiação de alta energia, que escurecia uma chapa fotográfica.

Por esta altura o urânio já era conhecido, e o que o francês Becquerel tentou provar foi que a velocidade de emissão de radioatividade era proporcional à quantidade de urânio presente nos sais. E tal confirmou-se exceto para um mineral de urânio denominado pechblenda.

Dois anos depois, Marie e Pierre Curie conseguiram isolar o elemento, que se revelou muito mais radio ativo que o urânio. Chamaram-lhe polônio. Mais tarde isolaram outro elemento ainda mais radioativo: o rádio.

Fontes naturais de radiação:

Núcleos radioativos

Alimentação

Tudo o que comemos e bebemos é radioativo porém os elementos radioativos naturais presentes na Terra são absorvidos pelas plantas e animais, como é o caso do potássio-40.

Atmosfera

Nela encontra-se o carbono-14, que tem origem na interação entre os raios cósmicos e a atmosfera.

Terrestre

Com o Big Bang o hidrogênio e o hélio formaram elementos mais pesados, muitos deles radioativos que têm vindo a decair para elementos mais estáveis.

Contudo porque a meia-vida de alguns é maior que a idade da Terra, estes ainda hoje são observáveis, constituindo uma fonte de radioatividade natural, como é exemplo o urânio que decai para partículas alfa e beta, e do rádio, que se encontra em rochas, minerais, solos e água.

Urânio

(Natural)

O urânio (homenagem ao planeta Urano), é um elemento químico de símbolo U e de massa atômica igual a 238 u, apresenta número atômico 92 (92 prótons e 92 elétrons), é um elemento natural e comum, muito mais abundante que a prata, abundância comparável à do molibdênio e arsênio, porém quatro vezes menos abundante que o tório.

À temperatura ambiente, o urânio encontra-se no estado sólido.

Sol (natural)

O Sol é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteróides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor.

Radiação Artificial

Produz-se a radioatividade artificial quando se bombardeiam certos núcleos atômicos com partículas apropriadas. Se a energia dessas partículas tem um valor adequado, elas penetram no núcleo bombardeado formando um novo núcleo que, se torna instável e se desintegra posteriormente.

A radioatividade artificial foi descoberta pelo casal Joliot Curie

(Frederico Joliot e Irene Joliot Curie), bombardeando núcleos de Boro e Alumínio com partículas alfa. Eles observaram que as substâncias bombardeadas emitiam radiações após retirar o corpo radioativo emissor de partículas alfa.

Fontes artificiais de radiação

Os rádios núcleos artificiais têm sido criados desde a descoberta da fissão atômica nuclear.

Esta radiação ionizante artificial tem como causas a poluição ambiental (tratamento de resíduos, queima de fósseis, lixo radioativo das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com