TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rafa Trabalho

Dissertações: Rafa Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho estará abordando temas de fundamental importância para a administração de médias e pequenas empresas, trazendo conceitos ligados à área de processos e destacando procedimentos administrativos. O principal objetivo deste trabalho interdisciplinar é expor as práticas de gestão aplicadas na empresa Petrobras.

2 DESENVOLVIMENTO

• Administração da Produção

No caso Petrobrás houve a contratação de consultorias internacionais para conhecer o que acontecia nas indústrias de petróleo e verificar a situação da mesma para melhora-la no cenário mundial e havendo essa adequação o envolvimento do melhoramento da Produção e foco no estágio Administração da Qualidade Total – TQM. O conceito do TQM foi sendo desenvolvido por numerosos consultores empresariais norte-americano tais como W. Edwards Deming, Joseph M. Juran e Armand V. Feigenbaum. Em 1961, Feigenbaum definia o TQC como um sistema eficaz que integra o desenvolvimento da qualidade, a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com o objetivo de criar produtos/serviços com o máximo de economia e a plena satisfação dos consumidores. A Gestão pela Qualidade Total (TQM) é acima de tudo um conceito que deve influenciar positivamente a cultura de toda uma Organização. E uma atividade da gestão para a implantação da melhoria da qualidade dos produtos ou serviço de uma empresa.

Gestão de qualidade total (TQM) e uma combinação de estratégias, sistemas de gerenciamento, métodos e fera mentas da qualidade para tornar a empresa pronta a competir em qualidade e através da qualidade.

Seus principais valores são o foco no cliente e melhoria de trabalho em equipe .O paradiquima da TQM pode ser resumido em três conceitos, todos envolvidos no processo do fornecedor ao cliente, do funcionário ao de nível operacional ao estratégico devem ser valorizados e respeitados e incorporado a qualidade. Tende diminuir a competividade da organização por meio da melhoria continua da qualidade de seus produtos, processos e ambientes, em toda a organização. O TQM e compatível com o ISO 9000: 2000

A Toyota, no Japão, foi a primeira organização a empregar o conceito de TQM, que tem sido amplamente utilizado na atualidade, por organizações públicas e privadas, de qualquer porte, em materiais, produtos, processos ou serviços. A conscientização e a busca da qualidade e do reconhecimento da sua importância tornou a certificação dos sistemas de gerenciamento da qualidade indispensável uma vez que aumenta a satisfação e a confiança dos clientes; aumenta a produtividade; reduz os custos internos; melhora a imagem e os processos de modo contínuo; possibilita acesso mais fácil a novos mercados.

A gestão de qualidade surgiu após a revolução industrial. Até aquela época, o padrão de qualidade era dado apenas pelo construtor do produto. Alguns pioneiros como Henry Ford e Taylor começaram a notar que a qualidade dos bens finais estava variando muito e que o mundo industrial precisava de sistemas de qualidade. Sistemas de controle de qualidade passaram a ser criados pelas empresas da época, criando a gestão de qualidade.

Para que o Sistema da Qualidade funcione dentro de uma Empresa, é necessário que todos os procedimentos, normas e especificações sejam documentados e todos os resultados de processo de trabalho sejam registrados. Os documentos são necessários para comunicar claramente as decisões tomadas, fornecer informações necessárias, informar como e o que precisa ser feito e que demonstre a implementação do sistema da qualidade. O documento de maior valor agregado do sistema da qualidade é a política da qualidade. Nela, estabelecem-se as diretrizes que a organização deve seguir, bem como a definição da missão, visão e valores da gestão da qualidade dentro da organização. A documentação do sistema de qualidade está dividida em quatro etapas, sendo: o manual da qualidade, os procedimentos, as instruções operacionais e os registros da qualidade.

A normatização ISO é realizada a partir de um grupo de normas técnicas que oferecem, entre outros, um modelo padronizado para o Sistema de Gestão da Qualidade. No Brasil, essas normas recebem também a sigla NBR e são elaboradas e coordenadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As normas ISO 9000 são genéricas, não se prendem a um produto ou a um setor em particular, mas tratam da avaliação do processo produtivo como um todo, qualquer que ele seja. Por seu caráter sistêmico estas normas não tratam diretamente da qualidade de produtos mas asseguram a estabilidade do processo de produção. A empresa que tem certificado ISO 9000 tem foco em seu cliente, tem solidez, tem reputação, tem responsabilidade civil, tem redução de desperdício, têm ações baseadas em fatos e não em opiniões, tem clientes mais satisfeitos, procura sempre melhorar e reduzir custos. A norma compromete a alta direção nos Sistema da Qualidade. O Sistema da Qualidade é aperfeiçoado constantemente através das ações corretivas sobre os problemas detectados nas auditorias internas. As desvantagens são justificadas pelas próprias características da norma.

Algumas falhas que podem ser notadas na implantação da TQM são e dicas para a TQM não perder eficácia são: Não limitar a definição de “qualidade”; relacionar melhoria aos objetivos de desempenho; TQM não substitui liderança gerencial; TQM não é algo que se compra pronto; evite euforia; adapte TQM às circunstâncias da organização. Exemplos de prêmios de qualidade são: Prêmio Deming, Prêmio Nacional da Qualidade Malcolm Baldridge, Prêmio Europeu da Qualidade, Prêmio PNQ, Prêmio CNI ( Brasil).

• Operações e Logística

A Petrobrás passou por várias mudanças em toda sua estrutura hierárquica, de gestão e de estratégias. Uma das mudanças aconteceu na área de Logística e Materiais. A nova estruturação se deu com a organização da empresa com base nas unidades de negócio. Assim foi possível separar e analisar cada atividade da companhia e ter uma visão clara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com