TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ratio de volume de negócios e absenteísmo

Projeto de pesquisa: Ratio de volume de negócios e absenteísmo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO EM GRUPO - 3º Semestre ADM

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa demonstrar os fatores que influenciam a motivação em uma empresa, assim como também os desafios em manter funcionários motivados, ressaltando o diferencial da motivação em um ambiente Organizacional. Devido à competitividade do mercado e uma de suas causas ser a Globalização, é necessário eliminar fronteiras e criar um mercado único, dominando assim tais mudanças.

As crises relacionadas à motivação afeta inúmeras categorias profissionais, pois o mercado encontra-se cada dia mais competitivo. Há um desafio geral nesse setor que afeta diversas categorias profissionais, pois é basicamente impossível gerir qualquer atividade humana quando o trabalho perdeu o sentido, ou o nexo. A motivação é e será sempre uma ferramenta de vital importância para a sobrevivência das organizações, pois é preciso manter-se vivo e motivado nessa constante busca pela auto realização.

DESENVOLVIMENTO

O que interfere na motivação dos funcionários de uma empresa e porque tais situações enfrentadas podem afetar a motivação e o clima organizacional?

A motivação pode ser compreendida, singularmente, sendo como um incentivo que direciona o comportamento do indivíduo na busca dos objetivos da organização através da satisfação das necessidades daquele colaborador, que varia de indivíduo para indivíduo, em razão das diferenças individuais de cada ser humano conforme a teoria de Maslow. Daí a dificuldade de se estudar e compreender o homem e sua interação com o seu trabalho.

O fator psicológico no comportamento das pessoas é importante para manter ambientes agradáveis de trabalho, sem a pressão constante que gera ansiedade por parte dos empregados. O desenvolvimento social do grupo também possibilita o desenvolvimento do companheirismo entre colegas de trabalho, que tem significado social indiscutível.

Um importante aspecto vem demonstrar que muito do comportamento dos profissionais traz, de certa forma, atitudes formadas por algum fator geral dentro da empresa, o clima, a situação financeira da mesma ou até a relação e trato com superiores. De uma forma tradicional a motivação pode vim através de salários e benefícios, mas não só isso também é de extrema importância visar à parte humana como o reconhecimento e o trato com o funcionário. É necessário de sentir útil e ao mesmo tempo ter a certeza que o seu trabalho está sendo indispensável e de total importância para a Organização como um todo. Não há dúvida que pessoas são motivadas pela “necessidade de reconhecimento” e de “aprovação social”.

A relação de rotatividade e absenteísmo

O absenteísmo e a rotatividade nas organizações hoje em dia continuam sendo uma das principais preocupações dos gestores na questão da produtividade das organizações. Ambas ocorrem devido a vários fatores como, por exemplo, a discordância de ideais, entrando em conflito com os objetivos da organização, a falta de equilíbrio salarial, ou a falta de incentivos; Não adianta falar só de salários, pois já faz tempo que observamos que puramente salário não motiva ninguém a ficar na empresa, nem tão pouco gerar produtividade. Contudo a motivação é uma arma contra o absenteísmo e a rotatividade.

Quanto mais satisfeito o funcionário, menor a rotatividade e o absenteísmo, ou seja, se há prazer não existe justificativa para o afastamento. Só funcionários desmotivados e insatisfeitos, mudam com frequência de trabalho e faltam de modo injustificado. É uma relação inversa.

CONCLUSÃO

Concluímos então que para entender o verdadeiro significado da palavra MOTIVAÇÃO vemos que seu conceito abrange exatamente o seu sentido e significado, portanto:

Motivação vem da palavra “móbil” que significa mover e “ções” que significa ação.

Segundo o Dicionário Aurélio:

Motivação – Ato ou efeito de motivar, exposição de motivos ou causas, conjunto de fatores, os quais agem entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com