TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reação De Maillard E Caramelização

Artigos Científicos: Reação De Maillard E Caramelização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2015  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  7.180 Visualizações

Página 1 de 2

Reação de Maillard e a Caramelização

Nos alimentos que contêm carboidratos na sua formulação ocorrem duas reações que merecem destaque, pela sua freqüência e pelos seus efeitos: a reação de Maillard e a caramelização. Em ambos os casos, ocorrem degradação nos carboidratos, no caso do pão, a mais importante é a reação de Maillard, sendo a caramelização desprezível.

Nas duas transformações, os produtos de degradação formam compostos de coloração escura, que recebem o nome de maloidinas. Na reação de Maillard há também a formação de compostos voléteis responsáveis pelo cheiro característico do produto que, provêm de uma parte do processo denominada degradação de Strecker.

Resumidamente, a reação de Maillard é uma reação caracterizada pela junção do grupo carbonila dos açúcares redutores com o grupo amínico das proteínas, de peptídios ou de aminoácidos. Ela se desenrola numa série de etapas onde ocorrem combinações; rearranjos, chamados arranjos de Armadori, que são a isomerização da aldosilamina; a formação da base de Schiff; a degradação de Strecker e algumas reações intermediárias, onde, de algumas delas surgem o furfural ou o hidroximetilfurfural, este é polimerizado, originando as melanoidinas. As alterações ocorridas durante a reação de Maillard, reduzem a solubilidade e o valor nutritivo das proteínas.

Caramelização

A caramelização é usada todos os dias pelas pessoas, mas elas nunca param pra pensar no que ocorre e como ocorre. É muito usada na fabricação de doces, balas, refrigerantes, entre outros. A caramelização é uma reação de escurecimento não enzimático, e que também é muito simples de se entender.

Para se obter a caramelização é necessário que um Açúcar (redutor ou não) seja levado a uma temperatura acima do seu ponto de fusão, com isso ocorre uma desidratação do açúcar, tendo a formação do HMF (Hidroximetilfurfural), e com a polimerização do HMF temos a formação das Melanoidinas, um pigmento responsável pela cor escura característica da caramelização e de outros alimentos.

Essa reação é muito similar a reação de Maillard em alguns aspectos como o fato de as duas reações produzirem Melanoidinas no final. Porém elas possuem muitas diferenças como, por exemplo, na reação de Maillard é usado açucares redutores o que na caramelização não faz diferença, além do mais a temperatura usada é superior a de Maillard. Sendo Maillard a reação mais importante.

Fatores que favorecem a caramelização: os fatores que favorecem são os ácidos carboxílicos, alguns metais e o pH alcalino ou ácido. Há três cores mais produzidas as quais são: Caramelo ácido (Refrigerantes cola, bissulfito de amônio), Cor de cereja (sacarose com íon amônio) e Cor de panificado ou assado. O responsável pelo sabor amargo é a Humina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com