TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reação Do Chumbo Com ácido Sulfúrico

Monografias: Reação Do Chumbo Com ácido Sulfúrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  638 Visualizações

Reação do chumbo com ácido Sulfúrico

Pb + 2HCl não reage

4.3.10. Ao adicionar aparas de cobre no béquer contendo ácido nítrico concentrado a 6 mol/L, ocorreu uma reação exotérmica com dissolução rápida. O cobre reage com o ácido formando nitrato de cobre (de coloração verde), libera óxido de nitrogênio e água. A cor verde da solução é produzida pela combinação da cor azul do íon Cu2+ aquoso com a cor castanha do dióxido de nitrogênio dissolvido:

:

Cu+ 4H+ + NO3- Cu2+ + NO + 2H2O

Em seguida 2NO + O2 2NO2

Gás marrom

Gás incolor

Por apresentar um forte agente oxidante na sua estrutura, (ânion NO3-) o ácido reage com cobre. Observou-se que o gás desprendido apresentava coloração marrom. O gás NO reage com o O2 do ar, formando NO2. A equação é dada acima.

Reação do Sódio com água.

4.1.1. Ao retirar o Sódio que estava imerso em querosene e cortar uma pequena parte, observou-se que a parte exposta ao ar tem coloração prata metálica. O mesmo perde brilho até criar uma camada sobre a superfície do metal.

Em contato com a água, o Sódio metálico reage violentamente. Observe a ração:

2 Na(s) + 2 H2O (l) 2 NaOH (aq) + H2 (g)

A reação é exotérmica (reação química que libera calor), libera gás hidrogênio e forma hidróxido de sódio. Na adição de 3 gotas de fenolftaleína, obteve-se coloração rosa, devido a característica básica do produto formado.(NaOH) Hidróxido de Sódio. Ao passar alguns minutos, a solução perdeu a coloração observada, tornando-se incolor.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com