TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reboque suspenso

Artigo: Reboque suspenso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Artigo  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 2

Cesto acoplado em guindaste articulado

Os cestos acoplados devem dispor de: (Vide prazo no Art. 2ª da Portaria SIT n.º 293, de 08 de dezembro de 2011).

fonte:http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C812D3B8BAA8D013B99491A8E09FC/NR-12%20%28Anexo%20XII%29.pdf

É permitido executar serviços em rede morta ou viva até 1000 Volts, desde que tenha isolamento preparado. Periodicamente se faz necessário comprovar o isolamento por meio de teste. O cesto deve possuir um sistema de nivelamento automático com um sistema de bloqueio de operações caso o cesto desnivelar mais do que 5 graus. Tem que conter 2 comandos de controles, o controle remoto é a solução para o controle do cesto através do operador superior e o comando inferior é feito por meio de alavancas onde operações com cargas possam serem feitas através da base, que é fundamental em operações de emergências caso haja uma falha no sistema do controle remoto para remoção ou socorro ao operador que estiver suspenso.

O equipamento deve conter uma chave seletora na base, ela serve para priorizar a operação do guindaste, a operação de cargas também pode ser feita da base. Deve-se possuir duas paradas de emergência, uma no comando inferior e outra no comando superior. A permanência do operador no cesto só é permitida se o mesmo possuir cinto de segurança e cabo com presilha em perfeitas condições de uso.

O equipamento deve possuir sistema de proteção contra sobrecarga, para garantir a integridade estrutural do guindaste quando em operação com cargas, evitando possíveis quebras estruturais durante a movimentação de pessoas na altura. Normalmente, operações sobre a cabina do caminhão são críticas, se for o caso, o equipamento deve possuir um sistema limitador de giro que impeça a operação sobre a zona, onde não seja atingido o fator mínimo de estabilidade.

Um sistema de alerta é obrigatorio no interior da cabine do veículo para o condutor, quando os braços de sapata não estiverem totalmente recolhidos e travados, a fim de evitar sua abertura involuntária durante transporte. Para aumentar a segurança o guindaste só pode entrar em funcionamento quando todas as sapatas estabilizadores estiverem totalmente abertas e travadas em perfeito equilíbrio. Para o transporte um controle deve disparar alarmes sonoro e luminoso para o condutor, quando as lanças não estiverem em posição de transporte (no berço ou sobre a carroceria).

O equipamento deve ser possuir uma unidade secundária de energia, para baixar o profissional ao solo em caso de pane elétrica ou mecânica do veículo. Não é permitido fornecimento de cesto aéreos de terceiros sem a recomendações do fabricante do guindaste, pois isso pode afetar quaisquer sistema de segurança pré-definidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com