TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Suspensões de pequenas partículas inorgânicas ou de grandes moléculas orgânicas i

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Géis são sistemas semissólidos que consistem em suspensões de pequenas partículas inorgânicas ou de grandes moléculas orgânicas interpenetradas por um líquido. (OLIVEIRA, 2010). Assim, consistem na dispersão de um sólido em um líquido, formando um excipiente transparente ou translúcido.

Destinam-se ao uso externo (tópico). Apresentam-se como veículos ideais para a administração de ativos em peles acnéicas e oleosas. São também utilizados como veículo em preparações intranasais, intravaginais, retais, orais e até parenterais. São, também, utilizados amplamente em formas cosméticas com o apelo de preparações não comedogênicas e oil free (OLIVEIRA, 2010).

Os géis hidrofílicos têm sido muito empregados em produtos cosméticos e como base dermatológica, pois apresentam fácil espalhamento, não são gordurosos e podem veicular princípios ativos hidrossolúveis, lipossolúveis, em associação com agentes solubilizantes, e lipossomas ( CORRÊA, 2005).

Existe ampla variedade de matérias-primas disponíveis para a preparação de géis e a seleção adequada para o desenvolvimento destas formulações, baseia-se nos requisitos necessários para a estabilidade, liberação e eficácia do ativo que eventualmente será incorporado na preparação (ALMEIDA; BAHIA,2003).

Os géis de aplicação cosmética e/ou farmacêutica pode apresentar natureza iônica ou não-iônica. Os de não-iônica possuem estabilidade em ampla faixa de pH, sendo possível à veiculação de substâncias de caráter ácido, como os alfa- hidroxiácidos (GUPTA; GARG, 2002). Os de caráter aniônico, geralmente, são Ph dependente, ou seja, apresentam estabilidade em pH neutro ou próximo do neutro e podem ser incompatíveis com princípios ativos ácidos (ALMEIDA; BAHIA, 2003).

O tipo de polímero empregado na formulação do gel pode influenciar o comportamento reológico deste e portanto, pode influenciar a estabilidade física do produto, assim como, no seu comportamento sobre a pele resultando em diferentes graus de aceitação do mesmo pelo consumidor (ZAGUE; BABY; VALESCO, 2005).

Os géis são compostos por agente geleificante ou espessante, veículo, conservantes e umectantes (opcional). Os agentes espessantes conferem aumento da viscosidade a formulação, devido ao seu elevado grau de solvatação e hidratação e a capacidade de reter moléculas dos líquidos nas suas cadeias macromoleculares (OLIVEIRA, 2010). Esses agentes gelificantes (espessantes) podem ser derivados de celulose ( grande parte são não-iônicos, exceto o carboximetilcelulose sódica) ou derivados do ácido acrílico ( géis aniônicos como os carbopóis).

Este trabalho teve como objetivo preparar formas semissólidas do tipo géis. Inicialmente, bases gelificadas e posteriormente, medicamentos utilizando essas bases como o gel queratolítico e de hidroquinona. Aplicando, assim, os conhecimentos teóricos.

2 MATERIAS E MÉTODOS

2.1 Gel Hidroxietilcelulose

2.1.1 Materiais

Béquer

Bastão de Vidro

Balança Analítica

Chapa Aquecedora

Vidro de Relógio

Hidroxietilcelulose

Metilparabeno

Água Destilada

2.1.2 Procedimento

Primeiro, solubilizou-se os agentes conservantes no veículo. Levou-se ao aquecimento para solubilização dos conservantes. Polvilhou-se lentamente o hidroxietilcelulose na solução aquecida  

2.2 Gel de Carbopol

2.2.1 Materiais

Béquer

Bastão de Vidro

Balança Analítica

Chapa Aquecedora

Vidro de Relógio

Carbopol

Metilparabeno

Propilparabeno

Propilenoglicol

Sol de NaOH a 10%

Água Destilada

2.2.2 Procedimento

Solubilizaram-se os agentes conservantes no veiculo. Polvilhou-se lentamente o agente gelificante sobre o veiculo, sob agitação. Adicionou-se o agente alcalinizante, após completa dispersão do polímero.  

2.3 Gel Queratolítico

2.3.1 Materiais

Béquer

Bastão de Vidro

Balança Analítica

Chapa Aquecedora

Vidro de Relógio

Ácido salicílico

Uréia

Gel hidroxietilcelulose

2.3.2 Procedimento

Triturou-se  a uréia em um almofariz. Em outro almofariz, levigou-se  o AAS com q.s de propilenoglicol e em seguida adicionou-se a uréia triturada e homogeneizou-se . Depois se adicionou o Gel de Hidroxietilcelulose e homogeneizou-se

[pic 1]

2.4 Gel de Hidroquinona

2.4.1 Materiais

Béquer

Bastão de Vidro

Balança Analítica

Chapa Aquecedora

Vidro de Relógio

Hidroquinona

Metabissulfato de sódio

Gel de Carbopol

Propilenoglicol

2.4.2 Procedimento

Levigou-se  os pós de Hidroquidona  e  metabissulfato, adicionando propilenoglicol. Em seguida se adicionou  o gel carbopol e homogenezou-se

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.1 Gel de Hidroxietilcelulose (Gel não iônico)

Figura 1: Gel de hidroxieltilcelulose

[pic 2]

Fonte : laboratório de farmacotécnica do Casi II.

Gel base com Hidroxietilcelulose é ideal para o emprego de ativos onde se requerem pHs neutros a ácidos, sais ionizáveis e nos casos em que o Gel de Carbômero não se aplica, por isso usado como base no gel queratolítico, onde o pH é ácido por conta do AAS. Usado em gel antienvelhecimento, gel para área dos olhos, gel clareador, rejuvenescedor, esfoliante, e hidratante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (302.9 Kb)   docx (211.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com