TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico - Impactos Ambientais De Residuos Solidos E Suas Implicações Para Recuperação Das Areas Degradadas

Pesquisas Acadêmicas: Artigo Cientifico - Impactos Ambientais De Residuos Solidos E Suas Implicações Para Recuperação Das Areas Degradadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 5



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO AMBIENTAL

adelmo felipe honorato

adirson carlos silva

ESTHER REZENDE FERREIRA

VALTER HEGGENDORN JÚNIOR

WANDERSON PEREIRA DE SOUZA

EDUCAÇAO AMBIENTAL NA ESCOLA

GOVERNADOR VALADARES / MG

2012

ADELMO FELIPE HONORATO

ADIRSON CARLOS SILVA

ESTHER REZENDE FERREIRA

VALTER HEGGENDORN JÚNIOR

WANDERSON PEREIRA DE SOUZA

EDUCAÇAO AMBIENTAL NA ESCOLA

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Introdunção Gestão Ambiental, Geologia e Geomorfologia Ambienal,Ecologia Aplicada e Gestão da Biodiversidade, Química Ambiental,Seminario Temático Fundamentos Logícos Critícos e Analíticos

Profs. Cristina Célia Kraswulki, Jamile Ruthes Bernardes, Kênia Zanetti, Rodrigo Menezes Triqueiro

Tutora eletrônica: Hellen Cristina Romagnolo Pereira

Tutor(a) de sala: Nathália Valadares Moura

GOVERNADOR VALADARES / MG

2012

INTRODUÇÃO

A educação ambiental na escola é um tema mais que importante, pois é na escola que o individuo aprende a importância da preservação do meio ambiente. A importância de se ter a educação ambiental como grade curricular é de extrema mportância para o aluno, sendo que não basta só falar sobre o assunto tem que se viver na pratica.

Em uma pesquisa sobre a educação ambiental o grupo escolheu uma escola como referencia para abordar o tema, procurou ver na realidade como a escola administra o seu lixo o quanto a escola tem consciência da importância de se cuidar, reciclar e preservar e o quanto isso reflete na vida do aluno.

Tomamos como base para esse trabalho um texto muito importante e através do texto o grupo foi a campo para como futuros gestores de meio ambiente procurar orientar para que possa ser aperfeiçoada as formas de administração da escola para com seu lixo.

1.1-O Texto

A educação ambiental nasceu com o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano, preocupada como ensejar à oportunidade de conhecimento que permitisse mudar o comportamento volvido a proteção da natureza.

O desenvolvimento sustentável deve estar também aliado a educação ambiental a família e a escolar devem ser os iniciadores da educação para preservar o ambiente natural. As crianças desde cedo devem aprender cuidar da natureza, no seio familiar e na escola é que se deve iniciar a conscientização e o cuidado com o meio ambiente natural.

É fundamental essa educação ambiental, pois responsabilizará o educando para o resto de sua vida.

Uma das formas de levar educaçao ambiental á comunidade é pela ação direta do professor na sala de aula em atividades extracurriculares.atraves de atividades como leitura, trabalhos escolares pesquisas e debates os alunos poderam entender os problemas que afetam a comunidade onde vivem; instados a refletir e criticar as ações de desrespeito á ecológia, a essa riqueza que é o patrimônio do planeta e de todos os que nele se encontram.

(MUNHOZ, 2004).

Os professores são a peça fundamental no processo de conscientização da sociedade dos problemas ambientais, pois buscarão desenvolver em seus alunos hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do país.

Apesar da importância fundamental do professor no processo de desenvolvimento da nação ainda não se dá o devido valor por parte de nossas autoridades, ao professor e a educação.

O Estado ainda não se conscientizou que a educação é um veículo do bem estar social. De forma que os políticos tem se interessado em formar uma massa sem uma formação cultural adequada.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1- APRESENTAÇÃO DA ESCOLA ENTREVISTADA

Escola Estadual Frêi Inocensio

Rua: Santa Maria, nº:60 Cep:

35112-000 Centro

Frêi Inocensio – MG

Na visita à escola conversamos com a vice diretora do período da tarde, que falou sobre um projeto de reciclagem em andamento com as turmas do terceiro ano da escola, que está sendo acompanhada pela supervisora e tambem pela professora de biologia. Através da iniciativa destas educadoras vem sendo desenvolvido um projeto que gentilmente foi passado ao nosso grupo uma cópia escrita e um vidéo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com