TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Patrimoniais

Ensaios: Recursos Patrimoniais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  1.590 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DE RECURSOS PATRIMONIAIS

RECURSOS PATRIMONIAIS

Os Recursos patrimoniais de uma organização são tudo aquilo que fazem possível sua existência, ou seja,estrutura física, máquinas, equipamentos, veículos, etc. Bens que são necessários para uma empresa funcionar , criar valores e gerar satisfação aos clientes e e eles são adquiridos todos assim que a empresa dá sua existência.

Os recursos patrimoniais das grandes empresas estão em em constante transação, seja vendendo, trocando ou adquirindo novos bens. A classificação de equipamentos e máquinas, edificações, terrenos, jazidas e intangíveis, pode ser dada por:

Equipamentos e máquinas são ferramentas, máquinas operatrizes. Ex.: guindastes, pontes rolantes, compressores, dispositivos, computadores, veículos, etc.

Prédios são galpões, escritório, almoxarifados, garagens, etc.

Terrenos compreendem o local onde ficam as instalações, áreas livres, e terrenos vazios que pertençam a empresa.

Jazidas são localidades aonde a empresa tem poder de extração de produtos minerais.

Intangíveis são produtos intocáveis, não tem forma física. Ex.: patentes, projetos, direitos autorais e marcas.

A apropriação dos recursos patrimoniais pode ocorrer em duas etapas, no projeto inicial do negócio e quando se está ampliando ou trocando recursos. A primeira etapa é elaborada em projeto bem amplo e complexo, no qual envolve todas as necessidades iniciais da empresa onde os bens podem ser adquiridos dentro de um planejamento financeiro ou simplesmente de uma vez só, esta etapa será determinada os recursos financeiros disponíveis e os planos de concorrência de mercado. Já a segunda etapa é elaborada a médio e longo prazo e sempre deverá estar subordinada a um planejamento estratégico em uma projeção de retorno de investimento para saber se é viável ou não para o sucesso da empresa. Um fato muito importante, é que a compra de um recurso patrimonial deve-se sempre acompanhar de um contrato que garantam todas as especificações e exigências legais do projeto.

Os recursos Patrimoniais são divididos em móveis e imóveis. Móveis são aquele que podem ser movimentados sem que perca sua constituição física , Ex.: máquinas, veículos, móveis, etc. Imóveis são aqueles que quando movidos perdem sua constituição física , Ex: prédios, pontes, terrenos e jazidas. Há mais uma atribuição, nas empresas agropecuárias, que são os recursos denominados semoventes, que são animais e plantações que formam o elemento a ser formado em produto final para o mercado. Ex.: gado, caprinos, aves, suínos, pássaros, café, cana de açúcar, etc. Os recursos patrimoniais em geral, em uma análise contábil, fazem parte dos ativos imobilizados.

2. CLASSIFICAÇÃO E CODIFICAÇÃO

O registro e o controle é uma das atividades mais importantes na administração dos recursos patrimoniais. Classifica-los dentro de suas peculiaridades tem como finalidade facilitar o processo de posteriormente codifica-los, dando uma numeração que identifique o seu tipo, uso, finalidade, data de aquisição, propriedades e seqüência de aquisição. Já com a codificação , após o bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com