TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos hidricos

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 5

Crise Hídrica

Esse problema pode ter fim, só depende de você!

Resumo

Problema da crise hídrica que o pais enfrenta nos dias atuais já vem sendo debatido à anos por diversos especialistas, os quais têm tentando chamar atenção dos nossos governantes em todo mundo sobre os graves problemas que a natureza tem enfrentado, com crescimento desordenado nos grandes centros, capitalismo exacerbado focado apenas no lucro, sem pensar na responsabilidade de seus atos, e impactos gerados por esse famigerado descontrole. Somente quando o homem sofre o revês de tudo que ele mesmo causou, é que paramos para pensar nas atitudes que tomamos e os efeitos que ela tem causado. No entanto, isso pode ser tarde, e as soluções não parecem nada fáceis de serem posta em prática.

Introdução

No Brasil, infelizmente temos observado como o crescimento desordenado e acelerado das grandes cidades no nosso país vem trazendo inúmeros prejuízos ao meio ambiente, em contrapartida nota-se que poucos, ou quase nenhum investimento para o meio ambiente tem sido direcionado.

O aumento do nível de problemas como da pobreza e na mesma proporção do numero de favelas que não deixa de ser considerável cria-se o agravamento da poluição, do desperdício descontrolado, as degradação dos rios que cortam essas cidades, as enchentes, o aumento criminalidade, os desmoronamentos e vidas ceifadas. Com isso, surgem problemas tais como a produção de energia, visto que a maior parte de energia gerada no país é proveniente de hidroelétrica e os reservatório que abastecem tais usinas estão com os nível bastante baixo. Só este ano tivemos muitos apagões que atingiram vários estados brasileiros.

Metodologia

Os cenários traçados vão desde o esgotamento dos nossos lençóis freáticos, devido á perfuração excessiva de poços ate a redução de poço, até a redução do horário de funcionamento de alguns estabelecimento,além da instituição  de férias coletiva nas empresas em decorrência a falta de água dentro de casa, estocagem de água e economia de alimentos.

O fato é que a crise veio para ficar e nós precisamos mudar nosso hábito radicalmente, esse cenário não vai ficar só em 2015 estamos ficando sem chuva, portanto a situação dos reservatórios não vai melhorar no curto prazo.

Então pra isso as empresas precisam mudar ela podem se desenvolver sozinha; planejando e inovar essas duas estratégias ajudam a mitigar os impactos da atual crise e ajudam na buscar por alternativas de desenvolvimento dois exemplos de empresas que estão encontrando oportunidades de negócios na crise hídrica são a empresa brasileira agropecuária (Embrapa) e a Nestlé, cada um do seu modo.

No caso da Embrapa são focados em criar produtos que usem menos águas como cana-de-açúcar e soja transgênica. Já a Nestlé tem se debruçado sobre o dado de que, geralmente 80% do leite é composto por água, com isso a empresa pretende reaproveitar a água retirada na fabricação de produtos de leito condensado e o leite em pó.

Muito tem se falado e discutido sobre o tema responsabilidade social, esse não é um tema recente. Ultimamente vem sendo um ponto de vista especifico e tem obtido cada vez mais aceitação. Na maioria dos casos o conceito é usado mais em empresas principalmente de grandes portes com preocupações sociais voltadas ao seu ambiente de negócios ou ao seu quadro de funcionários, envolvendo ai qualidade de vida e bem está do publico interno da empresa, mas também a redução de impactos negativos de sua atividade na comunidade e meio ambiente.

Por fim o conceito de responsabilidade social abrange e ilustra, não apenas o compromisso de empresas com pessoas e valores humanos, mas também preocupações genuínas com o meio ambiente.

Desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras. Para que haja, é necessário uma harmonização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do   meio ambiente, a justiça(acesso a serviços públicos de qualidade),a  qualidade de vida e o uso dos recursos naturais (principalmente água ). Algumas sugestões podem ser mencionadas, tais como: tratamento de esgotos industriais e domésticos para que não sejam jogados em rios, lagos, córregos e mares, gerações de energia através de fontes não poluentes como, por exemplo, eólica, solar e geotérmica, uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como a água, manutenção e preservação do ecossistema, implantação nos grandes centros urbanos das técnicas do telhado verde, uso de gestão ambiental nas indústrias, empresas prestadoras de serviços e órgãos públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com