TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Publicitária

Casos: Redação Publicitária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 4

A publicidade raramente convence alguém de algo. Ela persuade alguém a algo. Para se obter o convencimento é necessário mudar uma opinião, vencer os conceitos existentes na mente do consumidor, o que, em geral é difícil. Persuadir tem mais a ver concordar com algo que o consumidor já pensa e deseja.

O segredo é criar um elo entre os valores do consumidor e as características ou valores expressos pela comunicação do produto. Para realizar o processo de associação de marca à personalidade do consumidor recorre-se a vários processos de persuasão. Aristóteles afirmou que, para persuadir uma pessoa, é necessário passar por quatro etapas: exórdio, narração, prova e peroração. O processo aristotélico pode ser entendido como um método de persuasão perfeitamente aplicável à publicidade. Exórdio: título e imagem. Tem como função chamar a atenção do observador; Narração: imagem e início do texto. Sua função é envolver o observador na situação proposta; Provas: miolo do texto. Tem como função justificar racionalmente as vantagens do produto anunciado; Peroração: fim do texto, assinatura da campanha, logomarca, slogan. A peroração conclui o raciocínio, incentiva a ação, lembra a marca anunciante.

O conceito original de Aristóteles originou outros modelos de persuasão, que Derbaix organizou. No primeiro nível, cognitivo (afetivo), basta tomar consciência do produto anunciado; em seguida, é necessário que o consumidor tome alguma atitude em relação à marca. Além de apresentar o produto, é preciso fazer que o consumidor se afeiçoe a ele, que tenha uma relação afetiva com a marca. A partir daí o próximo passo é a efetivação da compra. É necessário que o consumidor seja seduzido para que se crie uma relação positiva e afetiva ao produto anunciado.

É importante ressaltar que não importam diretamente a categoria e os produtos que estão denso anunciados. O fator central nessa estratégia de comunicação, e conciliar a visão de mundo do consumidor a ser atingido pela propaganda.

Na publicidade existem cinco tipos de linguagem: sexo, amor, humor horror e estranhamento. Sexo: erotismo, sensualidade, sexualidade. É especificamente eficaz no público masculino; Amor: fofura, bebês, filhotes e cenas de carinho. Situação de ternura e amor são extremamente eficazes entre as mulheres; Humor: inteligência, cultura. Os brasileiros são especialistas em criar publicidade bem humorada. Fazer rir é uma grande maneira de conquistar antecipadamente a aprovação e a atenção do consumidor; Horror: choque de realidade. Muito utilizado pro ONGs; Estranhamento: inusitado, pouco convencional, não tem sentido.

Outro disparador de comportamento poderoso são os descritos pro Abraham Maslow. O ser humano sem seu desenvolvimento psicológico segue uma ordem de etapas de necessidades a serem atendidas. Necessidde fisiológicas (alimento, água, ar...); em seguida as necessidades ligadas a segurança (proteção, ordem, estabilidade); logo depois surge as necessidades sociais (afeição, amizade, afiliação); as necessidades de ego (status, prestígio, autoestima) e, finalmente, as necessidades ligadas à auto realização (casa, carro...).

Resumo capítulo 7 – Tipos de Anúncios

Hard sell é o tipo de publicidade criada, produzida e veiculada objetivando especificamente a venda de produtos. As características da publicidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com