TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede De Computadores

Trabalho Universitário: Rede De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 6

1 TOPOLOGIA

A rede de computadores permite que as pessoas possam trabalhar em grupos, compartilhando informações, melhorando o desempenho na realização de tarefas do seu cotidiano. São estruturas avançadas e complexas, que mantém os dados e as informações ao alcance de seus usuários. É a topologia de redes que descreve como as redes de computadores estão interconectadas, tanto do ponto de vista físico, como o lógico. Será apresentado a seguir um detalhamento sobre a topologia física e a lógica.

1.1 TOPOLOGIA FÍSICA

A topologia física pode ser representada de várias maneiras e descreve por onde os cabos passam e onde as estações, os nós, roteadores e gateways estão localizados. As mais utilizadas e conhecidas são as topologias do tipo estrela, barramento e anel. Será apresentado a seguir os tipos de topologia existentes.

1.1.1 Ponto a ponto

A topologia ponto a ponto é a mais simples. Une dois computadores, através de um meio de transmissão qualquer. Dela pode-se formar novas topologias, incluindo novos nós em sua estrutura.

1.1.2 Barramento

Esta topologia é bem comum e possui alto poder de expansão. Nela, todos os nós estão conectados a uma barra que é compartilhada entre todos os processadores, podendo o controle ser centralizado ou distribuído. O meio de transmissão usado nesta topologia é o cabo coaxial.

1.1.3 Anel

A topologia em anel utiliza em geral ligações ponto-a-ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula no anel até chegar ao destino. Esta topologia é pouco tolerável à falha e possui uma grande limitação quanto a sua expansão pelo aumento de retardo de transmissão.

1.1.4 Estrela

A topologia em estrela utiliza um nó central que pode ser um comutador ou switch para gerenciar a comunicação entre as estações. É esta unidade central que vai determinar a velocidade de transmissão, como também converter sinais transmitidos por protocolos diferentes. Neste tipo de topologia é comum acontecer o overhead, já que uma máquina é acionada por vez, simulando um ponto-a-ponto.

1.1.5 Árvore

A topologia em árvore é basicamente uma série de barras interconectadas. É igual a várias redes estrelas interconectada entre si através de seus nós centrais. Esta topologia é muito utilizada na ligação de Hub's.

1.1.6 Estrutura Hibrida

A topologia híbrida é bem complexa e muito utilizada em grandes redes. Nela podemos encontrar uma mistura de topologias, tais como as de anel, estrela, barra, entre outras, que possuem como características as ligações ponto a ponto e multiponto.

1.1.7 Grafo

A topologia em grafo é uma mistura de várias topologias, e cada nó da rede contém uma rota alternativa que geralmente é usada em situações de falha ou congestionamento. Traçada por nós, essas rotas têm como função rotear endereços que não pertencem a sua rede.

1.2 TOPOLOGIAS LÓGICAS

A topologia lógica descreve o fluxo de dados através da rede. Os dois tipos de topologias lógicas mais comuns são o Broadcast e a passagem Token. Na primeira o nó envia seus dados a todos os nós espalhados pela rede Ethernet. Já na passagem de Token, um sinal de Token controla o envio de dados pela rede Token Ring.

2. STP – (SPANNING TREE PROTOCOL)

É um protocolo especifico para equipamentos de rede que permite resolver problemas quando for detectado loop na rede cuja topologia seja atreves de anéis nas ligações, auxiliando no desempenho da rede.

O protocolo STP possibilita a inclusão de ligações redundantes entre os comutadores, gerando caminhos alternativos no caso de falha de uma alguma dessas ligações. Nesse senário, ele serve para evitar loops entre os comutadores e permitir a ativação e desativação automática dos caminhos alternativos. Para realizar este gerenciamento o algoritmo de Spanning Tree determina qual é o caminho mais eficiente. Caso ocorra algum problema na transmissão nesse caminho, o algoritmo irá recalcular entre os existentes, o novo caminho mais eficiente, habilitando-o automaticamente.

3. RSTP (RAPID SPANNING TREE PROTOCOL)

O STP é considerado muito lento, especialmente para as redes atuais que exigem alta disponibilidade. Um protocolo mais rápido, portanto, precisou ser desenvolvido e, para satisfazer essa demanda, em 1982 foi introduzido pela primeira vez o RSTP. No ano de 2004, o RSTP foi incorporado pela IEEE no padrão 802.1D.

O RSTP não é um protocolo totalmente novo, mas sim uma evolução do STP que preserva conceitos básicos, como por exemplo, a maneira que o algoritmo Spanning Tree elege uma bridge raiz e incorpora, no entanto, novas características tais como o novo estado e novas funções das portas, o conceito de tipo de segmento e o sistema de proposta fazendo com que a transição para o estado de encaminhamento dispense um temporizador.

4. BROADCAST

Em redes de computadores, um endereço de broadcast é um endereço IP que permite que a informação seja enviada para todas as maquinas de uma LAN, MAN, WAN e TANS, redes de computadores e sub-redes.

Uma de suas aplicações é no controle de tráfego de dados de várias redes, quando um computador ligado à rede envia informações para o hub, e se o mesmo estiver ocupado transmitindo outras informações, o pacote de dados é retornado a máquina requisitante com um pedido de espera, até que ele termine a operação. Esta mesma informação é enviada a todas as máquinas interligadas a este hub, e é aceita somente por um computador pré-endereçado, os demais pacotes retornam ao hub, e à máquina geradora do pedido.

5. BROADCAST-STORM

Broadcast-Storm é quando uma transmissão em rede que leva vários hosts a responder simultaneamente, sobrecarregando a rede. Uma tempestade de transmissões pode acontecer quando os antigos roteadores TCP/IP

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com