TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes De Computador

Trabalho Escolar: Redes De Computador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  1.218 Visualizações

Página 1 de 4

1. Quais são as máscaras de rede DEFAULT que estão associadas aos endereços IP classes A, B e C respectivamente e Qual a quantidades de REDES e HOSTS que cada uma destas classes fornece? Justifique sua resposta explicando o sistema de classes de endereçamento IP.

R: Classe A - tem a máscara de sub-rede padrão 255.0.0.0. Todo o endereço que começar com 0 a classificação dele é A, que nos fornece 126 redes classe A, os 24 bits que sobrou será para host. São 16.777.214 host nesta classe, o 127.0.0.1 são reservados para Loopback reservado para teste.

Classe B – tem a máscara de sub-rede padrão 255.255.0.0. Todo endereço começar com 10 é classe B, que nos fornece de 128 á 191 redes classe B nele possui 65.534 hots em 16 bits.

Classe C – tem a máscara de sub-rede padrão 255.255.255.0. Todo endereço que começar com 110 é classe C, que nos fornece de 192 á 223 redes classe C os 8 bits que restou será usado para 256 host.

2. Através de qual comando, digitado no prompt de comandos, podemos obter informações a respeito da configuração TCP/IP presente no computador? Explique o significado de pelo menos 3(três) informações obtidas após o comando.

R: IPCONFIG – mostra as informações sobre TCP/IP, da rede local.

IPCONFIG/ALL – mostra todas as informações de redes instaladas.

PING – para testar a conectividade entre máquinas, e comunicação entre duas máquinas, poderá ver também todos os movimentos de informações ou seja tempo de uma informação demora pra chegar ao destino e voltar para a sua máquina.

3. Com podemos caracterizar uma rede, levando-se em consideração a sua abrangência geográfica (alcance)? Cite pelo menos 3 classificações e explique o que caracteriza cada uma delas delas

R: Rede lan - (local área network) é usada geralmente em casa edifício entre outros locais cujo alcance se resumiu em alguns metros de distancia. Possuem altas taxas de transmissão e baixas taxas de erros.

Rede wan (wide área networks) rede cujo alcance e imenso geralmente usado de um estado pro outro, ou de um pais para outro, ou entre o mundo todo este tipo de rede tem um custo muito alto e uma taxa de transmissão de dados baixa.

Rede pan (personal área network, ou rede pessoal). É utilizada entre dispositivos como os telefones celulares que se utiliza de Bluetooth para passar os dados um para o outro.

4. Explique como funciona cada um dos itens a seguir e apresente um exemplo para cada um:

Unicast - É a comunicação entre duas entidades, as informações trafegadas são compartilhadas somente entre as duas entidades.

Multcast - É a comunicação entre grupo entidades, e somente algumas entidades terão acesso a tal informação ou comunicação, só terá acesso aqueles que fizerem a solicitação e tiverem direito de acesso, para que não ocorra um tráfego muito intenso.

Broadcast – É a comunicação entre várias entidades ao mesmo tempo, e as informações são enviados somente uma vez para toda a rede, e isso torna o tráfego grande e pesado, diminuindo a velocidade da rede.

5. Explique o que é uma Rede de Dados e quais os componentes que são necessários para que ela exista.

R: Uma rede de dados é um conjunto de computadores, e outros dispositivos, interligados entre si, de modo que poderão compartilhar informações, recursos físicos e lógicos. O objectivo das redes de dados é permitir a troca de dados entre as entidades da rede e a partilha de recursos de hardware e software. A interligação é feita por diferentes elementos, como hubs e switchs e as informações trafegam por meios como cabos e ondas de rádio.

6. Sabemos que as redes sem fio (wireless) estão sendo amplamente utilizadas, e esta utilização ocorre tanto no ambiente doméstico como no ambiente corporativo. Faça uma comparação entre as redes cabeadas (com fio) e redes wireless (sem fio), destacando as vantagens e desvantagens existentes em cada tecnologia.

R: Rede Cabeada

Pontos positivos. Custo muito baixo, livre de interferências ou perdas de sinal, melhor velocidade, pouco atraso na comunicação entre dois computadores.

Pontos negativos. Dificuldade para passagem de cabos e crimpar os mesmos. Usuário fica condicionado sempre no meu local, ou a cada mudança de local do equipamento novas instalações, mais passagens de cabos serão necessárias.

Rede Wireless

Pontos positivos. Qualquer lugar próximo ao sinal Wireless o seu computador desktop ou notebook estará ligado na rede.

Pontos negativos. Delay atrapalha na navegação e a transferência de arquivos, roteadores Wireless são mais caros comparados com roteadores cabeados, computadores desktop necessitam de um adaptador Wireless, com longa distância do roteador Wireless o sinal fica mais fraco é apto a interferências.

7. Nas redes de computadores existem equipamentos que possuem funções especiais que são disponibilizadas para os demais usuários. Levando-se em consideração o esquema da rede abaixo, explique para que serve e como funciona:

a) O servidor DNS_SERVER nesta rede?

Oferece resolução de nome para redes baseadas em TCP/IP, autoriza que usuários de computadores clientes usem nomes, em vez de endereços IP numéricos, para identificar hosts remotos. Um computador cliente envia o nome de um host remoto a um servidor DNS, que rebate com o endereço IP correspondente. O computador cliente pode então enviar mensagens diretamente ao endereço IP do host remoto.

b) O servidor DHCP_SERVER nesta rede?

O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão: endereço IP, endereço de sub-rede, máscara de sub-rede, gateway padrão, endereços dos DNS(s), domínio etc

...

Baixar como  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »