TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reduzindo o número ea importância da classe trabalhadora

Seminário: Reduzindo o número ea importância da classe trabalhadora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Seminário  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Redução em número e importância da classe trabalhadora.

A maior empresa industrial do mundo em números de empregados tinha em 1990 761400 e chegou em 1995 com 709000. Afinal era de se esperar que a maior empresa industrial do mundo liderasse o processo de redução do npumero de empregos na "era da informação"onde os empregos industriais seriam substituidos por milhares de empresgos, muito mais "estiumulantes" e "criativos" nos setores de alta tecnologia.

Devemos lembrar que os empregos que "desaparecem" nessas industrias envolviam trabalho pesado e arriscado. Sempre executados em ambientes sujos e barulhentos. Na nova era da informação, todo mundo sabe que esses empregos foram substituidos por ocupações muitos melhos nas áreas de alta tecnologia.

Aumento da participação feminina na força do trablaho.

Nas últimas decadas, esta cada vez mais crescente as atividades das mulheres nos campos de trabalho, este fato se da pela combinação de fatores, econômicos, culturais e sociais. Em razão do avanço, e crescimento industrial no Brasil, ocorreram a transformação da estrutura produtiva, proporcionando a inclusão das mulheres no mercado de trabalho.

Ainda nos dias de hoje é recorrente a concentração de ocupação das mulheres no mercado de trabalho sendo que 80% delas são professoras, cabelereiras, manicures, funcionárias públicas ou trabalham na área de saúde.

O total de mulheres no trabalho precário e informal é de 61% sendo 13% superior à presença dos homens que é 54%.

O aumento de participação feminina na força de trabalho amplia o efeito de seus rendimentos sobre a desigualdade de renda domiciliar.

Nesses sete anos, foi verificado um aumento contínuo de participação das mulheres no mercado de trabalho, embora elas ainda sejam minoria. Em 2003, as trabalhadoras representavam 43% da população ocupada, ou 8 milhões de pessoas. Em 2009, elas já correspondiam a 45,1% desse total, somando 9,6 milhões de pessoas. O aumento foi de 19,4%. No período, o crescimento para os homens foi de 9,8%.

A importância dos trabalhadores do conhecimento

Com o processo de globalização de mercados e a velicidade dos avançoa tecnológicos, a busca por informação se tornou alvo comum de toda sociedade.

Hoje precisamos passar a ter a preocupação em obter qualidade de informação, e não quantidade.

A importância do conhecimento não é uma descoberta recente. Há muito esse conceito reflete a idéia de poder. Entretanto, somente nas últimas décadas, as organizações descobriram que a capacidade de gerar e utilizar conhecimento dentro da organização é elemento básico capaz de criar competências e identidades específicas, proporcionando, portanto, diferenciais competitivos e crescimentos econômicos.

A gestão do conhecimento é uma idéia percebida como necessária à sobrevivência e à manutenção de organizações moderanas. Trata-se de um conceito novo de difícil definição, mas de fácil reconhecimento quanto a sua importância.

A crescente competitividade dos mercados transnacionais passou a exigir que empresas e pessoas fizessem mais com menos, mais resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com