TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A classe trabalhadora vai para o céu

Projeto de pesquisa: A classe trabalhadora vai para o céu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.380 Palavras (18 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

Introdução......................................................................................................................03

ETAPA 1: Cultura.........................................................................................................03

Indivíduo.....................................................................................................04

Sociedade....................................................................................................04

ETAPA 2: A Classe Operária vai ao Paraíso................................................................05

ETAPA 3: Bumbando...................................................................................................08

Ilha das Flores.............................................................................................09

ETAPA 4: Pajerama......................................................................................................10

Questão Social e Meio Ambiente................................................................11

Conclusão......................................................................................................................14

Referências Bibliográficas............................................................................................15

INTRODUÇÃO

Sobre o Trabalho das Ciências Socias, vamos falar e questionar os problemas das concepções da Sociologia no cotidiano, como por exemplo, na obra de Berger Peter Luckmann Tomas, que trata sobre a construção social da realidade, também sobre os aspectos políticos históricos e culturais das Sociedades e os Indivíduos. Assistindo o filme: A Classe Operária vai ao Paraíso, vemos a importância das decisões, nos faz refletir sobre o Relacionamento Sociológico. Também assistindo o vídeo Bumbando, que fala um pouco sobre a relação do dinheiro e da sobrevivência social dos moradores do morro do Bumba. Finalizando sobre curta de animação Pajerama, que relata sobre a cidade, que está em estado de crescimento, ocupando cada vez mais as matas e não se preocupando com o meio ambiente. Tudo contracenado por um índio que vivencia diversas experiências, mudanças inesperadas, fazendo uma reflexão sobre como devemos nos preocupar com meio ambiente.

ETAPA 1:

Cultura

De maneira geral, cultura é todo aquele conjunto que inclui o conhecimento, arte, crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por participar de uma sociedade como membro dela que é.

Um país é diferente dos outros demais e têm sua própria Cultura, que é influenciada por vários fatores. Nossa Cultura brasileira, por exemplo, é reconhecida pela boa disposição e alegria.

A característica principal da Cultura é a capacidade, que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. É também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando, perdendo e incorporando outros aspectos, procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

A Cultura é um conceito que está desenvolvendo sempre, pois com o passar do tempo é influenciada por novos modos próprios de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.

Cultura significa cultivar, e vem do latim “colore”.

Indivíduo

Podemos considerar uma pessoa isoladamente das demais (em relação a uma coletividade), o indivíduo e a sociedade, um representante da espécie.

Cada indivíduo tem a sua identidade e liberdade, limitados ao meio em que vivem, tendo que se adequar às regras e normas impostas quando o individuo que têm dificuldade de se adequar ao meio. A sociedade disponibiliza recursos de re-socialização, como por exemplo, para os casos de dependentes químicos, alcoólicos, detentos, etc. As pessoas por mais diversificadas que sejam, apresentam em sociedade um comportamento diferente do que expressariam estando isoladas, pois concentrados na massa elas se encontram convictos de uma mente coletiva é esta aproximação que as leva a agir de forma diferente da que assumiriam estando a sós.

Sociedade

Sociedade é um conjunto de Indivíduos que convivem organizadamente. O conceito dá ao entender uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada de forma consciente. Constitui o objetivo geral do estudo das antigas ciências do estado, chamadas hoje de ciências sociais. O conceito de sociedade se contrapõe ao de comunidade, considerando as relações sociais como vínculos de interesses conscientes e estabelecidos, enquanto as relações comunitárias se consideram como articulações orgânicas de formação natural.

Uma sociedade humana é um coletivo de cidadãos de um país, sujeitos à mesma autoridade política, às mesmas leis e normas de conduta, organizados socialmente e governados por entidades que zelam pelo bem-estar desse grupo.

Os membros de uma sociedade podem ser de diferentes grupos étnicos. Também podem pertencer a diferentes níveis ou classes sociais. O que caracteriza a sociedade é a partilha de interesses entre os membros e as preocupações mútuas direcionadas a um objetivo comum.

Um grupo de pessoas com interesses comuns, que se organizam em torno de uma atividade, obedecendo a determinadas normas e regulamentos, também se denomina sociedade.

A palavra vem do Latim societas, que significa "associação amistosa com outros".

ETAPA 2:

A Classe Operária vai ao Paraíso

Em resumo, Itália saiu Segunda Guerra Mundial com uma grave crise econômica, e em função disso, deparou-se com um profundo avanço da esquerda. Já em 1948 uma greve geral mobilizou mais de 7 milhões de trabalhadores por três dias, os partidos de esquerda, atingiram a soma de 10 milhões de votos nos anos 50, perdendo apenas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com