TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reengenharia

Trabalho Universitário: Reengenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2013  •  2.809 Palavras (12 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 12

REENGENHARIA

Cristiane Zanin

Klaus Rotman Dantas Santos

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Logística (RHU0067) – Prática do Módulo I

16/10/12

RESUMO

A reengenharia é uma ferramenta radical de mudança nos processos da organização e por isso impõe grandes desafios, muitos destes processos resultaram em sucesso e outros, mal empregados, resultam em fracassos. Para implantação da reengenharia e muito importante, o envolvimento de todos e principalmente do gestor da empresa. Este trabalho foi elaborado através e uma pesquisa documental e ao longo da pesquisa veremos a definição da Reengenharia bem como, a importância dela dentro da organização. A reengenharia é um excelente sistema de administração para manter a empresa competitiva, se empregada com grande responsabilidade e envolvimento de todos da organização, principalmente da alta gerência.

Palavras-chave: Processos. Mudança. Melhoria.

1 INTRODUÇÃO

Quando se ouve falar em inovação, concorrência, mundo em constante mudança, instabilidade nos negócios, sente-se a necessidade de conhecer outros sistemas de administração.

Deve-se atentar que estamos vivendo em novo quadro social-econômico mundial que está forçando as empresas mudarem a filosofia administrativa.

A Reengenharia é um novo conceito de administração. É a alternativa para que a organização se torne suficientemente flexível para se ajustar rapidamente às condições mutantes do mercado, suficiente para derrotar o preço de qualquer concorrente, tecnologicamente atualizada e com o máximo de agilidade para atender seus clientes com o máximo de qualidade.

2 A HISTORIA DA REENGENHARIA

Com o objetivo de se manterem em destaque no mercado, as empresas buscam sistemas para melhorias constantes. Como qualquer outro sistema administrativo, a Reengenharia é criticada positiva e negativamente por diversos autores, assumindo atribuições como: processo extremamente radical e traumático, portanto inviável, ou como único meio de solução para organizações em crise.

A concorrência mundial, clientes cada vez mais exigentes forçou as empresas a inovar com mais velocidade. Nos anos 80 a satisfação do cliente era o principal diferencial competitivo paras as organizações. Com as mudanças, é necessário deslumbrar os clientes e surpreender concorrentes. As empresas procuram novas formas de atendimento ao cliente, reduzindo prazos de entrega sem perder a qualidade dos produtos. (CHIAVENATO, 1995).

A reengenharia foi criada na década de 90 por Michael Hammer e James Champy. O sistema administrativo denominado reengenharia significa basicamente começar de novo, é um redesenho radical de processos empresariais para produzir melhorias em desempenhos. Ao optar por um sistema de reengenharia não se trata de melhorar o que já existe e sim descartar tudo o que temos e recomeçar. (HAMMER, 1995).

Para Morris e Brandon, (1994, p. 11) apud Chiavenato (1995, p. 23), reengenharia é o reprojeto dos processos de trabalho do negócio e a implantação de novos projetos.

Para Neto, (1994, p. 2), reengenharia é “Processo de mudar as regras estabelecidas em um ambiente, onde existe alta capacidade de desenvolvê-las, buscando como foco principal a habilidade da empresa para competir através da redução de custo”.

Um dos objetivos da reengenharia é aumentar o grau de satisfação do cliente, aumentando a produção e diminuindo os custos. Ela faz de uma só vez uma reestruturação nos processos da organização. Este sistema reduz todos os tipos de desperdícios, reestruturando o processo, mas para que isso ocorra exige a definição clara dos objetivos que se deseja alcançar.

Dentro da reengenharia a palavra “processo” tem importância fundamental. Um processo é um conjunto de atividades, ligadas entre si, que ocorrem naturalmente na operação diária de uma empresa. Um processo não pode ser modificado, a não ser que todos os elementos que o sustentam também sejam modificados. Portanto, a etapa inicial e mais importante para o sistema de reengenharia é a identificação e a quantificação clara de todos recursos da empresa dedicados a cada processo específico. Sem estabelecer esta etapa inicial a reengenharia caminha ao fracasso.

A reengenharia começa com a identificação de uma ampla defasagem entre os resultados do desempenho da empresa e da sua concorrência, ou através da percepção de uma visão considerada estratégica. Na maioria das vezes a aplica-se o sistema reengenharia em situações como segue:

• Empresas em situações financeiras calamitosas.

• Empresas que ainda não estão em dificuldades, mas a gerência prevê problemas.

• Empresas em desenvolvimento, porém o gestor apresenta postura agressiva.

2.1 AS BASES DA REENGENHARIA

Segundo Chiavenato, (1995, p. 28), os três componentes mais significativos para a reengenharia são:

1. Pessoas.

A reengenharia somente pode ser realizada por meio de pessoas. As pessoas passam exercer trabalhos totalmente diferentes do que faziam antes da reengenharia. Para isso é necessário que as pessoas adquiram novos conhecimento e habilidades.

2. A tecnologia.

A tecnologia da informação tem papel fundamental na reengenharia. É graças a TI que a reengenharia pode provocar mudanças radicais.

3. Os processos.

Os processos são redesenhados de maneira radical. A reengenharia cria processos inteiramente novos.

2.2 CONDIÇÕES PARA O SUCESSO DA REENGENHARIA

Morris e Brandon (1994) apud Chiavenato (1995, p. 45) apontam sete condições para o sucesso da reengenharia.

1. A empresa deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com