TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencial Teorico

Pesquisas Acadêmicas: Referencial Teorico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 3

REFERENCIAL TEÓRICO

7.1 O HISTÓRICO DA DISLEXIA E SUAS DEFINIÇÕES

Embora seja uma palavra que soe familiar e muito. Há bastante confusão sobre o que realmente significa. No sentido mais básico, a palavra dislexia vem do grego dys, que significa pobre, e lexia, que quer dizer linguagem e á leitura; as habilidades de escrita de palavras e de texto, de audição, de fala e de memória também podem sofrer impactos.

A dislexia afeta a capacidade da criança de ler, escrever, compreender a linguagem ou expressar – se claramente ao falar e escrever, essas dificuldades não é devido á falta de inteligência. A maior parte dos disléxicos possui inteligência normal ou superior àmédia. (FRANK, 2003).

Em sentido escrito, o termo designa somente dificuldade á leitura á escrita. Essa dificuldade é independente do método convencional de alfabetização empregado, embora se evidenciem mais em se tratando de métodos.

Segundo a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), a dislexia é um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, sendo o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que cerca de 10 á 15% da população mundial é disléxica. Ao contrario do que muitos pensam a dislexia não é resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócia- econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alteração genética, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.

Um estudo conduzido pela a Universidade de Washington revelou que crianças com dislexia usam quase cinco vezes mais da área cerebral das crianças normais, enquanto realizam uma simples tarefa de linguagem. Longe de ser ‘preguiçoso, o cérebro das crianças com dislexia trabalha, na verdade, em alta velocidade (FRANK, 2006)

Um breve histórico Partir do final do século XIX sobre dislexia se encaixaria bem nesse momento. Em 1884, Reinhold Berlin introduziu o conceito de dislexia, definindo-a como uma condição que ocorria quando uma pessoa de inteligência normal tinha dificuldade de ler. Nessa época a dislexia foi associada ao hemisfério esquerdo do cérebro, mas os pesquisadores estavam concentrados na possibilidade de ser um problema em primeiro lugar, visual.

Samuel Orton, neurologista norte-americano, em 1952, cuidando e estudando soldados, chegou á conclusão que a dislexia aparecia quando havia lesões no lado esquerdo do cérebro. Então o estudo da dislexia passou a ser considerado como consequência de uma causa neurológica. Sendo descrito o primeiro caso de dislexia por Pringles Morgan em (1896).

A dislexia, como dificuldade de aprendizagem, verificada na educação escolar, é um distúrbio de leitura e de escrita que ocorre na educação infantil e no ensino fundamental. Em geral, a criança tem dificuldade em aprender a ler e escrever e, especialmente, em escrever corretamente sem erros de ortografia, mesmo tendo o quociente de inteligência (QI) acima da média.

Dislexia como causa dos distúrbios de leitura, porque a criança disléxica Demostra sérias dificuldades com a identificação dos símbolos gráficos no inicio da sua alfabetização, o que acarreta fracasso em outras áreas que dependem da leitura e da escrita. Em geral, ela é considerada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com