TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencial Teorico

Dissertações: Referencial Teorico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

2 REFERENCIAL TEÓRICO

3 MARKETING

O marketing vem com o intuito de diferenciar uma empresa das outras, entrando em prática quando o consumo diminuir e a produção aumentar. Geralmente tem o objetivo de, na maioria das vezes, incentivar o consumo, abaixando os preços ou gerenciando vantagens e divulgando através da propagando, sendo ela jornal, televisão, revista e etc. Com base em Cobra (1997, p.23) traz a seguinte definição para o marketing:

O processo na sociedade pelo qual a estrutura da demanda para os bens econômicos e serviços é antecipada ou abrangida e satisfeita através da concepção, promoção, troca e distribuição física de bens e serviços.

Kotler (1998, p.37):

O conceito de marketing assume que a chave para atingir as metas organizacionais consiste em ser mais eficaz do que os concorrentes para integrar as atividades de marketing, satisfazendo, assim, as necessidades e desejo dos mercados-alvos.

Cobra (1997, p.27) acrescenta, ainda, outro conceito aceito entre os teóricos

O processo do planejamento e execução desde a concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocar que satisfaçam os objetivos de pessoas e da organização.

O marketing tem o objetivo de concepção, produção, fixação de preço, promoção e distribuição de produtos ou serviços com a intenção de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes.

No marketing, é importante que todos os setores ou departamentos de uma empresa tomem conhecimento sobre os clientes, suas preferências e, para que isso aconteça, foi descoberto três tipos de marketing: o de resposta, previsão, e de criação de necessidade. Kloter (1999, p.39), a este respeito, escreve que:

A maioria das empresas é dirigida pelo mercado o que já é um avanço do que ser dirigida pelo produto. Empresas dirigidas pelo mercado concentram-se na pesquisa dos clientes atuais para identificar seus problemas, colocar novas idéias e testar as melhorias proposta para o produto.

Estes são os tipos de empresas que mantêm o mercado, de outro modo, expandem horizontes e melhora a civilização, criam novos mercados, geram novos produtos, serviços e outros tipos de negócio, estabelecem novos parâmetros de preços e elevam do serviço ao cliente a um nível incrível.

Para uma empresa tomar decisões importantes ela deve que ter um caminho a seguir Kotler (1999), define marketing de massa, marketing de segmentos e marketing para clientes. Em marketing de massa a empresa fornece um produto ou serviço padrão para todo o mercado, no marketing de segmentos os empreendedores fazem um projeto dos seus produtos ou serviços para um ou mais segmentos específicos em vez de ser para todo o mercado. No marketing para cada cliente as empresas procuram focar em cada cliente, individualmente, adaptando a ele seus produtos ou serviços e sua comunicação.

É interessante mencionar as principais etapas no processo da administração de marketing, é como diz Kotler (1999, p.47):

A pesquisa em um mercado vai revelar vários segmentos de compradores com diferentes necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com