TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencial Teorico

Casos: Referencial Teorico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

3. REFERENCIAL TEORICO

O pinhão manso é uma espécie que fornece grande quantidade de óleo, e por sua toxidade não pode ser usado na alimentação humana, sendo uma alternativa viável para produção de biodiesel, possui alta produtividade baixo custo de produção. O pinhão manso pode apresentar até 50% de óleo em suas sementes mostrando-se uma espécie que tem alta produção de

biodiesel,

O cultivo de espécies oleaginosas ocorre em todas as regiões brasileiras, mas para produção de óleo vegetal em larga escala é necessária uma espécie que exija menores gastos com os insumos agrícolas e que apresente uma maior produtividade por área plantada (MARQUES, 2009), e que possa ser inserida no cenário do agronegócio de agricultores familiares.

O pinhão manso é uma oleaginosa que resiste à diversas variações de solo e clima, tendo ainda a vantagem de possuir um ciclo perene e produtividade média de duas toneladas por hectare (MELO, 2006). As sementes são de fácil armazenamento e boa preservação, a torta resultante da extração do óleo pode servir como adubo orgânico devido ao alto teor de nitrogênio, fósforo e potásssio (SILVA, 2006). Por ser uma planta rústica consegue se adaptar a terrenos áridos e pedregosos, além de atuar na recuperação de áreas degradadas pela ação de chuvas e ventos fortes (ARRUDA, 2004). Pela rusticidade descrita, conclui-se que o pinhão manso é uma alternativa para inserir o agricultor no cenário do agronegócio brasileiro.

3.1. SUBPRODUTOS DO BIODIESEL COMO FERTILIZANTES

O Brasil apresenta grandes possibilidades de oleaginosas para produção de biodiesel devido a sua diversidade climática e dos ecossistemas a maioria das tortas ou farelos das oleaginosas que vêm sendo utilizadas para produção de biodiesel no Brasil de utilizada com fertilizante (MARQUES, 2009). Com o substrato que sobra do pinhão manso na fabricação de biodiesel podem ser usados com adubo natural pelos agricultores e assim diminuindo o custo de produção de um tipo de cultura. O pinhão manso tem um alto teor de NE, SE, CO, com uma produtividade de 8000 kg de tortas que resta de todo processo de retirada do biodiesel do pinhão manso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com