TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refino

Monografias: Refino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  1.285 Visualizações

Página 1 de 3

DOCUMENTÁRIO: History Channel Maravilhas Modernas Gasolina, Refinarias e Tecnologias.

RESUMO

Tudo começou em 1859 quando o primeiro poço de petróleo foi perfurado. O poço foi perfurado tendo mais de 20 m de profundidade, menos de um ano depois já existia mais de 1500 poços perfurados em Titusville, Pensilvânia principalmente porque o petróleo estava em cima, perto da superfície.

As experiências mostraram que ferver pequenas quantidades de petróleo que borbulhavam na superfície permitia aos químicos coletar um novo produto conhecido como querosene que servia para lamparinas. A febre começo quando se provou que havia grande quantidade no subsolo, esta descoberta permitiu trazer à luz as lamparinas por um preço mais baixo que o dos concorrentes que utilizavam o óleo de baleia que já era escasso naquela época.

O querosene era separado das demais substancias em refinarias rudimentares que apropriadamente eram chamadas de destilarias.

As primeiras destilarias eram basicamente um tambor com um tubo do lado de fora parecido com o que faziam os fabricantes de bebidas, o processo conhecido como destilação aquecia o petróleo até que este evaporasse, os vapores eram coletados e condensados voltando à forma liquida. No século XIX, ninguém ligava para a gasolina que se aquecia e condensava um pouco antes do querosene, pois, não havia mercado para a gasolina que era considerada um incômodo.

Depois do processo do refino, produzia-se o máximo possível de querosene descartando em riachos a gasolina que boiava para longe.

No fim do século XIX o refino continuava simples, barato e acessível qualquer um podia ser um refinador.

Assim como o querosene banira o óleo de baleia do mercado com a descoberta do querosene, em breve a invenção de Thomas Edson (a lâmpada) apagaria as lamparinas de querosene, felizmente mecânicos e motoristas mexendo nos primeiros carros descobriram que gasolina funcionava melhor em motores de com combustão interna, Henry Ford começo a fabricar carros com motor a combustão, isso criou um novo mercado para a indústria petrolífera que realmente se concentrou neste novo produto, a gasolina. Era um mercado recém descoberto pronto para expansões inacreditáveis e ir além dos sonhos mais loucos, então, a gasolina que era um incômodo derivado do petróleo tornou-se a salvação da indústria petrolífera, de 1900 a 1910 o numero de carros na America subiu de 10.000 para mais de 500.000 e naturalmente todos precisavam de gasolina o que tornou as refinarias mais eficientes a fim de suprir a demanda, as torres de fracionamento que tinham aparecido em 1908 melhoraram a destilação permitindo separar a gasolina e outros derivados mais rápida e corretamente que as antigas destiladoras.

Dessa forma, a indústria de refino teve um impulso fenomenal, garantindo o abastecimento de milhares de veículos e o funcionamento dos parques industriais. A gasolina passou a ser o principal derivado do petróleo, enquanto ocorria uma ampliação do sistema de estradas, exigindo mais asfalto. Em 1938 , 30% da energia consumida no mundo provinha do petróleo.

Enfim apesar da separação da água, óleo, gás e sólidos ocorrer em estações ou na própria unidade de produção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com