TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Refino

Casos: Processos De Refino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 5

I. INTRODUÇÃO

I.1 ASPECTOS AMBIENTAIS DO REFINO DE PETRÓLEO

O refino do petróleo é uma etapa essencial na indústria petrolífera, levando em consideração a importância do petróleo para a humanidade não só como fonte de energia, mas como matéria prima para inúmeros bens de consumo, podemos perceber que essa etapa é mais importante da indústria do petróleo, e que merece total importância. Os especialistas afirmam que sua relevância é tamanha que as refinarias chegam a constituir a base da Era Moderna.

Não obstante sua já mencionada importância econômica e social, as consequências ambientais dos processos de refino representam um problema de igual magnitude. Elas produzem grandes quantidades de contaminantes e consomem grandes quantidades de água e energia. Tais contaminantes podem estar presentes em efluentes gasosos, líquidos ou sólidos, mesmo depois de todos os tratamentos realizados, sendo os efluentes gasosos os mais difíceis de capturar e tratar do que os demais.

Com esses elementos em pauta, temos uma delicada equação que contrapõe um pilar socioeconômico e um regulador ambiental tão urgente quanto necessário. Na impossibilidade da supressão da atividade somam-se medidas fiscalizadoras e regulamentadoras do refino como solução para uma produção sustentável e responsável.

As empresas tem desenvolvido sistemas de tratamento para todos os efluentes. Chaminés, filtros e outros dispositivos evitam a emissão de gases, vapores e poeiras para a atmosfera. Unidades de recuperação retiram parte do enxofre dos gases, cuja queima produz dióxido de enxofre, um dos principais poluentes dos centros urbanos. As refinarias tem que realizar coleta seletiva dos despejos sólidos e operar a reciclagem para utilização própria ou venda a terceiros. Os resíduos não-reciclados devem ser tratados em unidades de recuperação de óleo ou enclausurados em aterros industriais constantemente controlados e monitorados. As refinarias vêm sendo renovadas para processar petróleos com baixo teor de enxofre, que dão origem a combustíveis menos poluentes. As unidades de hidrotratamento que tem sido implantadas vêm possibilitando a produção de derivados de petróleo com mais qualidade.

Atualmente as emissões vindasdas refinarias são regulamentadas por leis ambientais referentes a impactos nos meios físicos. Estima-se que os custos adicionais relativos ao controle ambiental variem de 15% a 20% do investimento total de uma refinaria nova.

Os cuidados dos impactos ambientais da operação das unidades de refino assumiram importância central, visando à preservação do próprio meio ambiente e da imagem pública das empresas, o que leva à incorporação dessesaspectosa estratégia global das mesmas. Por isso, programas de diminuição da poluição vêm sendo executados em diferentes extensões há vários anos. Tais programas tendem a se tornarem cada vez mais rígidos visto que o Brasil tem uma legislação ambiental bastante razoável se comparada a outros países em que esse maior crivo já acontece.

I.2. JUSTIFICATIVA

Hoje em dia o homem deve estar atento às modificações provocadas por ele no meio ambiente, sendo necessário ter em mente que todas as ações devem ser bem planejadas para serem executadas. Toda atividade humana deve buscar o bem estar global tornando-se evidente que o conhecimento detalhado do ambiente em geral, possui uma matéria de importante interesse mundial.

I.3. PROBLEMA

Constatamos que a eficácia do homem em antever consequências que giram em torno de empreendimentos em relação ao meio ambiente era muito limitada, e em certos casos, colocada em segundo plano.

I.4. HIPÓTESES

Graças à constante conscientização do homem em relação ao meio ambiente, grandes modificações são iniciadas, sabendo-se que toda alteração ecológica está ligada ao aperfeiçoamento das circunstâncias de vida das gerações presentes e futuras. Para isso, deve-se agir de forma planejada para o controle e a eliminação dos agentes que poluem o meio ambiente.

I.5. OBJETIVOS GERAIS:

Nosso objetivo é pesquisar as ações que vem sendo realizadas em favor ao meio ambiente, as prováveis modificações nas refinarias em geral e as principais fontes de poluição em uma refinaria.

I.6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

As pesquisas serão realizadas a partir de informações atualizadas, e de suposições elaboradas a partir de todos os estudos realizados.

II - DESENVOLVIMENTO

II.1. REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA

Conteúdo por Helber Agostinho da Silva: Demonstra como uma empresa pode investir em preservação ambiental e obter ganhos econômicos, sociais e fortalecer sua imagem, criar empregos, cumprir leis e ampliar a sua atuação no mercado.

Conteúdo por Eloisia B. A. P. Coelho: As presentes considerações desse trabalho são primordiais para que o homem exercite seus conhecimentos técnicos imensos para aplicá-los em benefício de sua própria sobrevivência, pois como a natureza não é uma fonte inesgotável de riquezas, deve ser preservada permanentemente.

II.2. DESCRIÇÃO DO OBJETO

Este trabalho tem por objetivo analisar os aspectos ambientais daatividade do refino de petróleo, dando ênfase aos problemas da poluição causada pelasoperações que constituem a mesma, e as prováveis modificações em geral. Objetiva, também, discutir as principais medidas atenuantes dos impactos sobre o meio ambiente utilizadas atualmente pela indústria derefino mundial. Tais discussões são empreendidas com a finalidade de mostrar que existemsoluções viáveis para quase todos os problemas ambientais criados pelas refinarias, eque muitas vezes essas soluções podem ser extremamente simples.Através dessas discussões, pretende-se mostrar que a atividade de refino de petróleo e a manutenção da qualidade do meio ambiente não são questões mutuamente excludentes.

II.3. ESTRUTURA DO TCC

I. INTRODUÇÃO..................................................................................................

I.1. OBJETIVO DO TRABALHO ................................................................................

I.2.METODOLOGIA UTILIZADA E ESTRUTURA DO TRABALHO.......................

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com