TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação de PLT e texto Trabalho em equipe: vantagem competitiva

Projeto de pesquisa: Comparação de PLT e texto Trabalho em equipe: vantagem competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais é comum que se ouça a seguinte frase “Juntos somos mais fortes” essa referencia é feita as organizações que para se manterem no mercado criam novos métodos de trabalho.

Nesses novos métodos de trabalho se busca sempre o conhecimento e a eficácia para a realização das ações.

A forma que se encontra é a formação de grupos e equipes para facilitar e aprimorar os produtos e serviços.

Para que o grupo ou a equipe seja eficaz ela precisa ser liderada, ou seja, sem um bom líder não será possível alcançar o sucesso nas organizações.

Veremos detalhadamente como ocorre esse processo nas paginas abaixo.

Principais Características de Grupo e Equipe

GRUPO

EQUIPE

 Agregação de pessoas, formado por afinidades entre os indivíduos.

 Visam algum objetivo, não necessariamente os mesmos e não usam o grupo somente para alcançá-los.

 Não buscam resultados específicos.

 Em um grupo nem sempre a colaboração é total.

 O senso de identidade não é claro como o de uma equipe.

 A comunicação entre os membros é em torno de assuntos gerais, ou seja, não são específicos para se alcançar um objetivo.  Formada por pessoas que se consideram integrantes de uma determinada unidade, que se relacionam de maneira significativa e compartilham das mesmas disposições e valores.

 Ocorrem interações olho no olho.

 Comunicação entre todos os membros.

 Sentido compartilhado de identidade coletiva.

 Divisão de papéis e responsabilidades.

 Objetivos comuns que se complementam.

 Na equipe a colaboração é total para se obterem os resultados esperados.

Comparação entre PLT e o texto Trabalho em Equipe: Uma Vantagem Competitiva

Tanto o PLT como o texto mencionado tratam das vantagens de se trabalhar em equipe por diversos motivos, dentre eles o inevitável fato de que a junção de conhecimentos e idéias de cada um facilita a obtenção dos resultados esperados pelo todo.

O PLT cita vantagens de se trabalhar em equipe como a entrega de serviços e produtos com rapidez e menos custo, ocorre a retenção de conhecimento de forma mais eficaz dentro das empresas, redução no tempo de produção já que a tarefa que seria feita por uma pessoa passaria a ser dividida entre mais membros, a troca de idéias seria muito mais ampla e difundida dentro da organização, ocorre a facilidade no monitoramento já que se torna muito mais fácil monitorar uma equipe por conseqüência um grupo de pessoas do que fazer um monitoramento individual e mais demorado e uma equipe consegue assimilar e lidar muito melhor com as novas informações dentro das organizações.

O texto nos mostra alguns contrapontos importantes a serem observados como que nem sempre uma equipe é vitoriosa nem sempre da certo, em alguns casos não passam de grupos isolados dentro das empresas isso porque para formarmos uma equipe é importante analisarmos aspectos importantes como os sentimentos individuais de cada um, expectativas, valores e crenças e lógico os objetivos próprios que aquelas pessoas tem, se eles não forem compatíveis com aquilo que a empresa busca a equipe não será produtiva e eficaz, pois o comprometimento, a colaboração e a motivação não irão se desenvolver plenamente, afinal os objetivos não estão de acordo com os da organização.

Também ocorrem casos em que os indivíduos não sabem, ou não foram devidamente preparados para trabalharem em equipes, o que pode ser solucionado com um bom líder, o texto faz referencia forte a isso, uma boa equipe necessita de um líder para orientar, um modelo para seguir, comunicar-se com todos, ou seja, ele será o impulsionador e o incentivador das ações da equipe.

Se tomarmos esses cuidados ao formarmos as equipes não há duvidas de que a união realmente faz a força da organização, e que as equipes serão extremamente colaborativas e identificadas com a missão e a visão da empresa.

A organização que trabalha em equipe é competitiva por tudo isso que foi mencionado até aqui, pelo sentido de união, de colaboração, de melhor qualidade, menor tempo gasto, menor custo, mais eficácia, maior comutatividade de conhecimento organizacional, enfim por todos esses aspectos a empresa será uma sobrevivente nos dias de hoje, e em plena expansão para o sucesso da organização, pois dificilmente as empresas mais tradicionais, aquelas que detêm os seus funcionários envolvidos em tarefas individualistas que poderiam ser feitas em grupos. Essas provavelmente não conseguirão se manter no mercado, pois não terão como se igualar a qualidade das organizações que possuem as verdadeiras equipes organizacionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com