TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflorestamento

Tese: Reflorestamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Tese  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

REFLORESTAMENTO

A estratégia adotada pelo Projeto Floresta Sustentável para restaurar áreas degradadas de mata atlântica envolve o plantio de mudas em defesa da biodiversidade por meio de um reflorestamento participativo que visa a conexão entre os fragmentos florestais Sapiranga e Camurujipe. As mudas de diversas espécies da mata atlântica são produzidas em viveiro telado com 600m² de área útil.

O reflorestamento de áreas degradadas contribui para a diminuição dos efeitos da seca, aumenta as possibilidades de oferta de alimentos para os habitantes da localidade, protege as nascentes e margens dos rios, além de permitir abrigo e alimentos aos animais silvestres. O envolvimento de visitantes, turistas e comunidades locais é fundamental para a promoção de uma consciência rica em valores ambientais e para assegurar pertencimento por meio da valorização do esforço coletivo.

-------------

Na condição atual das pesquisas, já se avançou bastante na modelagem climática global, definindo-se níveis de incerteza para as projeções e melhorando-se a resolução dos resultados dos modelos, permitindo uma melhor diferenciação regional. Porém, a avaliação dos impactos desses cenários sobre a agricultura e a definição, a partir deles, de novos cenários agrícolas avançou pouco. Conseqüentemente, pouco se pôde propor em termos de medidas de mitigação e de adaptação. Assim, o interesse nessa proposta é avaliar e quantificar os impactos provocados pelas mudanças climáticas globais sobre as principais culturas econômicas do Brasil. Para tanto, como um refinamento ou "downscaling" dos cenários climáticos globais divulgados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), projeções ou cenários regionalizados comporão o banco de dados de entrada para todos os modelos de todos os Projetos Componentes (PC) propostos. A partir desses cenários regionalizados é que se definirão os cenários agrícolas futuros com base em modelos matemáticos utilizados em simuladores eficientes, desenvolvidos especificamente de acordo com as necessidades computacionais desta proposta.

A hipótese central que se levanta nesta proposta é a de que os impactos provocados pelas mudanças climáticas globais sobre as principais culturas econômicas do Brasil induzirão a novos cenários agrícolas futuros,caracterizados por uma nova matriz produtiva e a uma nova geografia de produção, e afetarão a economia do país, sendo possível avaliá-los e quantificá-los por meio de simulação baseada em projeções de cenários climáticos regionalizados e de técnicas de análise econômica que buscam a otimização da matriz produtiva.

Para testar essa hipótese, é necessário que se responda às seguintes questões técnico-científicas:

1. Como realizar a regionalização, ou downscaling, das projeções de mudanças climáticas globais para um aumento de resolução espacial e temporal dos cenários agrícolas futuros simulados?

2. Já são detectáveis tendências de intensificação da freqüência de eventos extremos nas diversas regiões brasileiras? Como introduzir seu efeito nas simulações dos cenários agrícolas futuros?

3. Como embutir, nos modelos de crescimento e/ou de risco climático das culturas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com