TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO, RECICLAGEM E REFLORESTAMENTO:

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DO NOROESTE FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

PROJETO DE PESQUISA DE MESTRADO EM ENSINO






LINHA DE PESQUISA

Epistemologias dos Cotidianos e Práticas Instituintes:

Área de concentração: Meio Ambiente e Educação Ambiental.




ENSINO, RECICLAGEM E REFLORESTAMENTO:

Entendendo o espaço geográfico como um organismo mutável e a necessária transformação devido o crescimento populacional.

Santo Antônio de Pádua – RJ

Janeiro de 2016

RESUMO

O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o meio ambiente e suas transformações, formas para amenizar os problemas com excesso de lixo e os constantes desmatamentos. Tendo como área de pesquisa o Norte e Noroeste Fluminense, os principais problemas ocorridos com o acúmulo de resíduos sólidos, desmatamento e possíveis áreas para reflorestamento. Principalmente em leito e nascente de rios, resgatar as Matas Ciliares. Tentarei evidenciar de forma simples e abrangente a permanente degradação em nossa Região, por outro lado, o fortalecimento da economia regional, tornou-se um fator de progresso refletindo na economia e nas transformações sócio-político da sociedade. Todas essa transformações que ocorreram ao longo dos anos estão relacionadas a degradação da Mata Atlântica. A demanda de produtos industrializados cada vez maior, deixando suas marcas nas toneladas de resíduos sólidos espalhados,  dar um destino consciente aos resíduos, ao mesmo tempo preservar e gerar renda para aos cidadãos que por ventura trabalham como catadores e levantar estudos para construção de possíveis cooperativas. O projeto será executado com o intuito de realizar um levantamento das questões socioambiental, sendo de suma importância reeducar a população para que possam construir uma consciência de reciclar os resíduos sólidos e reflorestar o espaço geográfico.

Palavras-chave: Ensino, Reciclagem e Reflorestamento.


1.Tema

ENSINO, RECICLAGEM E REFLORESTAMENTO:

Entendendo o espaço geográfico como um organismo mutável e a necessária transformação devido o crescimento populacional.

2.Objetivos:

2.1 Geral:

  • Analisar a importância de manter e criar cooperativas para reciclar os resíduos sólidos, mantendo o foco a preservação do meio ambiente nos municípios do Norte Fluminense-R.J.

2.2 Específicos:

  • Conhecer as dificuldades das pessoas que trabalham com reciclagem;
  • Estudar as cooperativas existentes e incentivar a construção de novas, levando em conta as necessidades do município;

Identificar os problemas causados pelos resíduos sólidos e ministrar palestras para conscientizar a população;

2.Introdução

No Brasil a catação de resíduos sólidos são relativamente recente e vem acentuando-se nos últimos anos, por meio da reciclagem, decorrência dos recursos naturais não renováveis e da degradação ambiental. Os resíduos sólidos surgem como uma das mais sérias ameaças ao meio ambiente e consequentemente aos organismos vivos que nele vivem (ZANETE, 2003).

O presente estudo é baseado na educação ambiental, preservação, reciclagem e reflorestamento, com o objetivo de identificar diversas maneiras de cuidar do planeta e trabalhar em sala de aula a constante transformação ambiental.

Trata-se de um estudo exploratório, baseado em referencial teórico sobre as mudanças ocorridas no meio ambiente, a necessidade de cuidar hoje para termos como sobreviver amanhã. Sabendo da biodiversidade do planeta ameaçada pela degradação e a necessidade urgente de lutar pela preservação das espécies.

Tendo como relevante exemplo a Mata Atlântica, onde 95% de extensão já não existem mais, a degradação feita de maneira irracional e precoce, a busca pela conquista de novos territórios, não levando em conta a devastação da fauna e da flora, pois ao longo do tempo muitas espécies animais e vegetais foram extintos. Diante do real problema ambiental e uma população crescente, podemos observar um elemento de real valor para a diminuição dessa drástica poluição ambiental que são os catadores de recicláveis, homens e mulheres tirando seu sustento do lixo e contribuindo por um planeta mais limpo.

Por último, ficará registrado o descaso dos poderes político e administrativo, para com a natureza, pois ainda não temos uma legislação coerente para cuidar do meio ambiente e começar uma corrente para reflorestar as margens e nascentes dos rios, preservar as matas ciliares e conscientizar as atuais e futuras gerações de que o futuro do nosso planeta precisa ser um luta coletiva.


A pesquisa tem como objetivo geral enfatizar a educação ambiental, a necessidade do reflorestamento e meios para um desenvolvimento sustentável com a catação de resíduos sólidos e seu destino final, trabalhando o reflorestamento de áreas devastadas, a questão ambiental e social em sala de aula de forma prática.

        O presente estudo pretende ainda trabalhar de forma específica:

  • Desenvolver estudos tendo a educação como fator primordial na construção do ser humano.
  • Analisar os principais problemas ambientais causados pelos resíduos sólidos.
  • Promover palestras de orientação e valorização do seguimento de reciclagem e reflorestamento.
  • Formular propostas que melhorem as condições de trabalho dos catadores de recicláveis.  

Tendo em vista o presente material de trabalho, espera-se poder contribuir para melhor compreensão das fontes de informações utilizadas por inventores e de suas práticas de citações.  

Vemos que o problema ambiental é global, nosso país até então rico em recursos hídrico, mesmo com tamanho potencial vem sofrendo com a falta e com a poluição. Não deixar que o futuras gerações pague um preço alto, pelo desperdício e o desleixo de hoje é vital.


3. Referencial teórico

A educação é a palavra principal para modificar o modo de pensar do cidadão e reeducá-lo em proou de um futuro melhor. A educação brasileira assim como o espaço geográfico passou por grandes transformações ao longo de sua história, nesse percurso o ensino teve suas modificações. Apesar disso ainda encontramos muitos alunos com dificuldades ao se depararem com ideias em que não veem sentido.

Estamos vivenciando uma era marcada por fortes transformações tecnológicas e científicas que influenciam todas as esferas do cotidiano social, com tamanho crescimento o planeta  tende a ter um acúmulo crescente  de resíduos sólidos, demanda maior de seus recursos naturais, causando uma devastação desenfreada caso não haja uma conscientização ambiental. Com isso surge à necessidade de reciclar, reflorestar, mas antes de tudo, reduzir e reutilizar. As toneladas de lixo produzidas hoje começam a preocupar a atual sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (174.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com