TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REFLORESTAMENTO

Por:   •  14/5/2015  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

REFLORESTAMENTO

Reflorestamento é uma ação ambiental que visa repovoar áreas que tiveram a vegetação deslocada pelas forças da natureza. Embora, erroneamente, o termo seja usado (às vezes) para designar também o plantio em qualquer área. A recuperação natural da vegetação se dá por prática, cada um dos quais é caracterizado pela predominância de um tipo de vegetação diferente.Reflorestamento é o processo de arborização de áreas específicas onde não havia vegetação nas últimas décadas.

O reflorestamento é usado também para melhorar o desempenho de bacias hidrográficas. O processo de reflorestamento é sobreposto também em campo de encostas com o desígnio de impedir deslizamentos de terras. Neste contexto, ele também é ativo na ação à erosão do solo.

Há uma opinião, proteger por domínio do IBAMA, que aconselha consentir a regeneração da floresta de forma espontânea, não plantando nem roçando o mato, apenas rodeando a área para precaver entrada de gado. utilizar a metodologia de reflorestamento, muitas companhia deixam desde contrair madeira derivado do corte ilegal, poupando a natureza. Para esses acontecimentos é preciso uma apreciação criteriosa da conjuntura do solo e buscar por apontamento que distingui a causa do desmatamento.

Antes de começar é plantar, deve analisar o pretexto da derrubada das árvores. Um exemplo de impacto de negativo é realizar o plantio de uma espécie de árvore que leve ao locais insetos ou animais que não fazem parte, originalmente, da área; o que alteraria significativamente a biodiversidade.

O procedimento de reflorestamento é de grande gravidade para o meio ambiente. Neste processo, são criadas pequenas florestas, principalmente com espécies lenhosas. Mas há um jeito de conseguir realizar o reflorestamento sem ter quer passar por todo esse processo. Existem espécies que se adaptam melhor a solo mais seco ou mais úmido, arenoso, etc. A existência de floresta, vegetação rasteira ou arbusto original do local, em geral invasora e agressiva, por um lado auxílio a manter a fecundidade do solo, conter erosão e abater o ataque de pragas.

O plantio deve ser acidentado, mantendo-se ao culminante a vegetação vivente. Desenvolver uma concepção de reflorestamento é de grande ajuda para a coletividade, pois devolverá a ela uma parte da floresta perdida em nome do progresso. Quando executado com eficácia, as áreas verdes com espécies nativas melhoram o ecossistema degradado. Desta forma regressaria a as espécies naturais, vindas de sementes ou mesmo em estado de dormência. É  provável que a extensão se torne uma chamada “capoeira”, com espécies insuficiente, e entre elas a predominância de invasoras ativo.

A ocupação do solo no Brasil ocorreu de forma predatória sem o planejamento correto com redução da cobertura florestal natural e degradação do solo agrícola, e poluição de cursos d’água,  da biodiversidade, maior vulnerabilidade à secas e enchentes,etc. As florestas possuem valor social e econômico onde elevam o possível turístico, diminui a erosão do solo e aumentam a infiltração de água com   aumento na carga hídrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com