TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regiões Portugal

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.622 Palavras (11 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 11

ALGARVE

Aspetos geográficos → limitado pelo Alentejo, pelo oceano Atlântico e pela Espanha (com o rio Guadiana a separar) e dividido nas regiões da Serra, do Barrocal e do Litoral. A Serra inclui as serras de Monchique, do Espinhaço de Cão e do Caldeirão e é onde se desenvolvem as atividades agrícolas (limitada), pecuárias (gado caprino) e florestais (estevas e medronhos); o Barrocal é a zona de transição entre a Serra e o Litoral onde se dá a maior parte da produção agrícola (pomares de laranjeiras, amendoeira, alfarrobeira, oliveira e figueira, favas e ervilhas); o Litoral (norte para sul) é o centro da atividade económica onde prevalece a produção agrícola intensiva de regadio e plantações de figueiras e amendoeiras. Pode ainda ser dividido em Sotavento (oriente) e Barlavento (ocidente).

Aspetos históricos → ocupados pelos fenícios (salga de pescado), pelos cartagineses, pelos romanos (economia com base nas exportações, técnicas de cultura, de moagem, de pesca e de transformação do pescado como a estiva, a salmoura e a anchovagem), pelos bárbaros e pelos árabes (nomes, técnicas agrícolas, engenhos de água, extração do açúcar, utensílios, artes da pesca, arquitetura das casas e produtos e ingredientes como o arroz, a laranja, a amêndoa e a alfarroba).

Aspetos climatéricos → clima mediterrânico temperado (verões quentes e secos e invernos amenos e pouco chuvosos).

Produtos típicos → quanto aos produtos primários tradicionais da região destacam-se a alfarroba, amêndoa, figo e azeitona (pomar tradicional de sequeiro); a laranja, tangerina, limão, batata, batata-doce e uvas (culturas de regadio); a cabra e cabrito, ovelha e borrego e frangos de campo (atividades pecuárias); a cortiça, medronho, cogumelos, amoras, madeira de eucalipto e pinheiro (produção florestal); a lebre, coelho-bravo, porco selvagem, pato e pequenos pássaros (caça); a salva, hortelã, poejo, orégãos e alecrim (ervas aromáticas); a sardinha, carapau, cavala, atum, sargo, besugo, polvo, choco, mexilhão, perceves e berbigão (atividade piscatória. Quanto a produtos agroalimentares transformados destacam-se os derivados de alfarroba, doces de amêndoa e de figo, azeite e mel (produtos da terra); os enchidos, queijo de cabra, carne de cabra e de ovelha (produtos derivados da pecuária); sal, flor de sal, pescado seco e artesanato (produtos do mar); e licores de laranja, de poejo, de alfarroba e aguardente de medronho.

Aspetos culinários e gastronómicos → os romanos tinham uma dieta com base em cereais, azeite vinho, peixe, caça, frutas, queijos, leite, legumes secos e frescos e mel; os árabes introduzem especiarias, frutos secos, leguminosas, ervas aromáticas, carne de borrego e doçaria.

Pratos típicos → sopa de ameijoas, carapaus alimados, estopeta de atum, choquinhos fritos com tinta, lulas recheadas com presunto, arroz de polvo, salada de pimentos assados, galinha cerejada, xerém e carne de porco com amêndoas.

Doçaria típica → bolo de mel, bolo mimoso, bolo rançoso, bolo sem rival, queijadas de amêndoa, queijadas de laranja, queijo de gido, tarte de alfarroba, torta de amêndoa e torta de laranja.

ALENTEJO

Aspetos geográficos → limitado pelo Tejo, pelo Algarve, pela Espanha e pelo oceano e dividido nas regiões de Lezíria do Tejo, Alto Alentejo, Alentejo Litoral, Alentejo Central e Baixo Alentejo.

Aspetos climatéricos → clima temperado com características mediterrânicas e continentais (verões muito quentes e secos e invernos chuvosos e com geadas intensas).

Produtos típicos → trigo, centeio, cevada, aveia e milho (cultura de cereais), azeitona e azeite (olivicultura); alho, coentros, louro, hortelã, salsa, poejos, alecrim, manjerona, orégãos, beldroegas, cogumelos, cardos, túberas, espargos, tomate e pepino (horto-fruticultura); pecuária e sobreiro e azinheira (produção florestal); porco, borrego e cabras, bovinos e ovelhas (produção pecuária).

Produtos DOP → ameixas de Elvas, azeitonas de conserva de Elvas, queijo de Nisa, azeite da Moura, carne Mertolenga, presunto de Barrancos e Queijo da Serra.

Produtos IGP → cacholeira branca de Portalegre, enchidos de Portalegre, lombo branco de Portalegre, maçã de Portalegre, painho de Portalegre, presunto de Elvas, borrego do Baixo Alentejo, linguiça do Baixo Alentejo e paio de Beja.

Aspetos culinários e gastronómicos → pão, vinho, cereais, azeitona, azeite, laranja, borrego, enchidos, mel, frutas frescas e secas e queijos.

Pratos típicos → sopa de tomate, sopa de feijão branco com bacalhau, poejada de bacalhau, bife do acém, migas de batata, ensopado de borrego, perdiz à moda do Alentejo, coelho com vinho tinto, cozido de grão com vagens à Alentejana, bacalhau à Alentejana e pezinhos de coentrada.

Doçaria típica → bolo cigano, bolo como tão bom, bolo do convento da Vidigueira, encharcada, fidalgo, pão de raia, pudim de água, queijadas de Évora, sericaia e S’s de azeite.

ESTREMADURA

Aspetos geográficos → limitada pela Beira Litoral, pelo Baixo Alentejo, pelo Ribatejo e pelo oceano Atlântico.

Aspetos históricos → ocupados pelos fenícios (alimentação mediterrânica), pelos romanos (economia com base nas exportações, técnicas de cultura, de moagem, de pesca e de transformação do pescado como a estiva, a salmoura e a anchovagem) e pelos árabes (arroz, cana-de-açúcar, espinafre, beringela, melancia, damasco, limão, técnicas de marinar, molho agridoce, especiarias, leguminosas).

Aspetos climatéricos → clima temperado mediterrânico (verões secos e quentes e invernos amenos e pouco chuvosos).

Produtos típicos → grão-de-bico, favas e ervilhas (leguminosas); perdiz e coelho (caça); safio, cação, cantaril, raia, tamboril, ruivo, cherne, corvina, sardinha, pargo e pescada (peixe); ameijoa, cadelinhas, berbigão, santola, sapateira, lingueirão, camarão, ostras e mexilhão (marisco); laranjas, morangos, pêssegos, maçãs, pera e figos (frutos).

Pratos típicos → pudim de fiambre com ervilhas, peixinhos da horta, peixe frito de escabeche, pipis, iscas com elas, favas com codorniz à saloia, arroz de entrecosto, borrego assado, carne de porco à moda das Mercês e carne de porco à pescador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (275.5 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com