TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionamento Interpessoal

Pesquisas Acadêmicas: Relacionamento Interpessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

Relacionamentos interpessoais no trabalho: como lidar com a diversidade comportamental?

Lidar com as diferenças de comportamento entre as pessoas é um grande desafio em qualquer relacionamento, especialmente no trabalho, em que precisamos nos dar bem uns com os outros para realizar algo juntos.

Por exemplo: uma pessoa dinâmica, que gosta de agir com independência e rapidez para atingir seus objetivos, pode se estressar com aquele colega mais metódico, que demora para entregar o trabalho porque quer conferir todos os detalhes. Já para um profissional cauteloso, que planeja cuidadosamente suas ações antes de executá-las, pode não ser fácil trabalhar com uma liderança que muda de ideia a todo instante e impede o profissional de terminar o que estava fazendo.

O fato é que todos nós temos alguém (ou alguéns…) no trabalho que é como uma “pedra no sapato”, uma pessoa de comportamento muito diverso do nosso, com quem as interações facilmente acabam em caras emburradas de ambas as partes.

O que ajuda muito a administrar tais diferenças é reconhecer o nosso estilo comportamental. Isso traz mais clareza sobre os comportamentos dos outros que nos incomodam – e, não menos importante, dos nossos comportamentos que incomodam os outros. Compreender “o que pega” no relacionamento com alguém é o primeiro passo para lidar com as situações e conseguir algum entendimento.

Você gostaria de saber qual é seu estilo comportamental predominante? Então siga com a leitura deste artigo. Descrevo a seguir as características dos quatro fatores da teoria DISC, utilizada para avaliações comportamentais em processos de coaching e recursos humanos. Faremos um exercício de autopercepção com essa teoria, sem o uso do questionário que normalmente se responde para a geração de um perfil completo. Abaixo, verifique com qual dos fatores DISC você mais de identifica:

Dominância – Este fator está ligado à motivação de conquistar objetivos e superar desafios. São suas características ter foco na meta, ser objetivo, dinâmico e pragmático, tomar decisões rápidas, gostar de autonomia, agir com independência, assumir riscos, não perder tempo e ser competitivo.

Influência – Esse fator está ligado à motivação de relacionar-se e ser popular. São suas características ser sociável, extrovertido e informal, ter facilidade para comunicar-se e persuadir, ter otimismo e entusiasmo, colocar as pessoas em primeiro lugar, ser flexível.

Estabilidade – Fator ligado à motivação de ter segurança e manter a estabilidade. São suas características ser prevenido, planejar antes de agir, saber esperar, ser persistente, sentir-se confortável com a rotina, ser prestativo, ter paciência e consideração com as pessoas.

Conformidade – Fator ligado à motivação de fazer as coisas com perfeição. São suas caracteríticas ter atenção a detalhes, ser observador, seguir regras, executar tarefas com qualidade e precisão, profundidade de conhecimento, ter cautela para não errar, ser reservado, introspectivo, racional e analítico.

É possível que você tenha se identificado com caraterísticas pontuais de mais de um fator, pois nosso comportamento é uma combinação dos quatro em graus diferentes. No entanto, deve haver um com o qual você se identificou mais, que é o seu fator predominante. Veja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com