TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionamento interpessoal

Tese: Relacionamento interpessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 5

Considerem os seguintes tópicos :

1 - Relacionamento interpessoal :

Hoje o funcionário desse século tem a oportunidade de trocar ideias com seu chefe, no passado não havia nenhuma forma de negociação.

2 - Comunicação:

Com as mudanças dos séculos, o conhecimento evolui, pois temos mais tecnologia, mais oportunidades, no passado havia senhores reis em fim, havia uma certa ditadura.

Portanto os funcionários não tinham autonomia de expor as opniões, e eram executores de atividades mecânicas onde não havia conhecimentos para negociar.

3- Lideração

Hoje temos mais oportunidades para nos expressarmos melhor os lideres são mais flexiveis nas suas opniões e temos que aproveitar todas oportunidades. No passado a liderança era mais a base da monarquia.

Comportamento Organizacional

Conceituação de comportamento organizacional e a sua importância nas

empresas contemporâneas.

A abordagem comportamental, conhecida como behaviorista, segundo Chiavenato (2003), é caracterizada por ser decorrência da Teoria das Relações Humanas. Assim, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações.

De acordo com Motta (1991), vários autores foram importantes para o desenvolvimento da Teoria Comportamental da Administração.Acredita-se que ela, propriamente dita, inicia-se com Hebert Alexander Simon,em 1947 com o livro O Comportamento Administrativo.Porém, outros autores foram importantes, a maioria deles preocupados, principalmente, com o tratamento de problemas ligados à eficiência, buscando novas variáveis, como motivação, tensão e necessidades individuais para a solução deles.

A teoria de Maslow parte do princípio de que a motivação surge de um conjunto de necessidades que estão dispostas na forma de uma hierarquia de importância, que pode ser visualizada como uma pirâmide.Na base da pirâmide estão as necessidades mais básicas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto-realização).Porém, como afirma Chiavenato (2003), a teoria de Maslow nunca foi confirmada pelos pesquisadores, e muitas pesquisas já até a anularam. Vale ressaltar que, mesmo assim, essa teoria é muito conhecida e muito utilizada como referência para os administradores.

Para Frederick Herzberg (apud. Chiavenato, 2003), o comportamento humano poderia ser explicado por dois fatores independentes:

Fatores higiênicos ou extrínsecos: aqueles que se localizam no ambiente em torno das pessoas e abrangem as condições nas quais desempenham seu trabalho.Quando esses fatores são péssimos ou precários, eles provocam a insatisfação dos empregados.

Fatores motivacionais ou intrínsecos: são os fatores relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que o trabalhador executa no seu típico dia de trabalho. O impacto dos fatores motivacionais sobre o comportamento das pessoas é muito profundo e estável, pois quando são ótimos provocam a satisfação, mas quando são precários (não atendidos), não a alcançam. Mas também não geram insatisfação.

De acordo com Chiavenato (2003), Herzberg ainda contribui afirmando que, para o trabalhador continuar sempre motivado, é necessário o “enriquecimento do cargo ou tarefa”, que significa ampliar o conteúdo dos cargos, transformando em tarefas complexas, para que o funcionário trabalhe sempre com desafios e possa ter satisfação profissional.

Os principais objetivos da aprendizagem dentro de uma organização.

Os objetivos de uma organização podem ser considerados como finalidades e valores fundamentais dessa organização e devem ser expressos em termos de expectativas futuras. Neste sentido, fazem parte normalmente da declaração de missão, subdividida nos seus diversos componentes.É necessário compatibilizar, na medida do possível, os objectivos organizacionais-> Eficiência.

Em termos globais, a missão e os objectivos da organização determinam o tipo de estratégia e de estrutura que ela adoptará e os tipos de processos, de produtos e de pessoas requeridas.

*Dão sentido e direcção à organização em geral;

*Ajudam a assegurar o empenho dos funcionários da organização em trabalhar para uma finalidade comum;

*Ajudam a distinguir com nitidez a direcção global;

*Ajudam a definir detalhadamente os objectivos e estratégias;

*Estabelecem padrões de desempenho em relação aos quais serão avaliados os progressos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com