TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacoes Sindicais

Artigos Científicos: Relacoes Sindicais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.776 Palavras (8 Páginas)  •  1.406 Visualizações

Página 1 de 8

1 Introdução

Com o crescimento crescente das industriais e empresas, e um grande aumento na população, surgiu à necessidade de haver uma pessoa que serviria como um intermediário entre os funcionários e patrões, para resolver problemas que começaram a surgir a partir desse crescimento.

Surgiu aí necessidade de pessoas se especializarem e estudarem para lidar com esses problemas, que hoje chamamos de relações humanas, ou seja, um tipo de intermediário que atua em vários departamentos, dando solução para vários problemas, inclusive problemas na área que envolve relações trabalhistas.

A partir daí, como nem sempre se conseguem agradar a todos, alguns trabalhadores não satisfeitos com o seu trabalho e regras impostas dentro de suas organizações, revolveram criar certos tipos de sindicatos, que reivindicam seus direitos, tendo um relacionamento entre suas organizações e seus funcionários. Os funcionários têm como defesa esses sindicatos, que cada vez mais aparecem com mais força e algumas das vezes utilizam meios nem sempre convenientes para reivindicarem os seus direitos, como as greves, piquetes e formas de pressão sindical e muitas das vezes os maiores prejudicados são os donos das empresas que tomam grandes prejuízos com a paralisão de seus funcionários.

Para que isso não aconteça as organizações devem sempre manter uma boa política de relacionamento com seus funcionários e sindicatos, deixando claro seus direitos e deveres, impor regras e saber ouvir também as reivindicações para chegarem ao um acordo nas relações do trabalho, sendoassim agradando a todos, e para que esses acordos aconteçam de forma correta apareceu a necessidade de existir a área de relações humanas, sempre interferindo nas relações dentro das organizações.

1.1 Objectivo geral

O trabalho em apresso visa essencialmente aprofundar e descrevers aspecto ligado as politicas trabalhistas que constitui uma tematica curcial para o curso de Gestao dos Recursos Humanos.

1.2 Objectivos Especias

• O ferecer conhecimentos precisos aos estudantes referentes as politicas das relacoes trabalhistas;

• Despertar um rigor critico e cientifico nos estudantes de tal modo que os estudates possam iterpretr as diversas relacoes trabalhistas no decursos da sua profissao.

1.3 Metodologia Usadas

Para a elaboracao e conclusao do trabalho em apressa foram usadas como metodologias as seguintes:

• Pesquisa bibliografica:

• Pesquisa exploratoria;

• Pesquisa exploratoria e descritva

• Pesquisa internet

2 Relações Trabalhistas e Politicas Trabalhisticas

2.1 Conceito

São atividades de RH associadas com o tratamento e movimentação dos colaboradores dentro da organização, sendo as relações internas da organização com os seus colaboradores e relacionadas com promoções, transferências, demissões e afastamentos por aposentadoria, disciplina e medidas disciplinares, mas o RH (Recursos Humanos) atua como função de staff, delegando aos gerentes e supervisores a responsabilidade de linha pelas práticas de RH no dia-a-dia, sendo incluída a comunicação com os funcionários e solicitando delessugestões e opiniões sobre assuntos de trabalho, a cooperação dos funcionários, a proteção e bem estar no ambiente de trabalho, a assistência às necessidades específicas do colaborador e definir regras claras para lidar com a disciplina e conflitos que possam ocorrer.

As Relações trabalhistas baseiam-se em políticas da organização em relação aos sindicatos, elas na verdade, constituem uma política de relacionamento da organização com seus próprios membros.A política participativa, baseada no consenso entre as partes e estritamente preventiva e não corretiva, co-responsabiliza o sindicato na manutenção de um ambiente de harmonia nas relações trabalhistas e no cumprimento dos acordos coletivos.( Chiavenato,2009,p.123).

Um dos maiores desafios da área de RH consiste na convivência com a evolução sindical, a emergente participação dos trabalhadores e a necessidade de concretização de todos os níveis de administração da organização.

2.2 Sindicalismo

Suas origens remotam ao surgimento do sistema capitalista que se desenvolveu a partir do século XVIII, com a revolução Industrial. Os sindicatos não surgiram dentro das fábricas, mas em pequenos estabelecimentos como sapatarias, alfaiataria etc, com o objetivo de evoluir para a representação massiça e legítima dos direitos e expectativas da classe trabalhadora. Hoje ele representa um processo de reivindicações por melhores salários e condições de trabalho, e mais do que isso, como força política que faz parte da natural disputa de poder em um regime democrático. .( Chiavenato,2009,p.123).

2.3 AGreve

A greve é uma paralisação coletiva do trabalho, de direito de todos, com o objetivo de pressionar o empregador, para a obtenção de reivindicação de interesse geral. (Apud,2009,p.125)

Segundo Sergio Costa(1996,p.35) salienta que há três maneiras de se emergir uma greve.

• Fatores objetivos: quando reivindicam melhores condições de trabalho, salários, benefícios etc;

• Fatores subjetivos: quando reivindicam uma decisão ou ação da empresa.

• Fatores políticas: quando querem maior participação, em busca do exercício do poder, dentro ou fora da organização, ou seja, querem participar das decisões da empresa, dos acordos etc.

Para melhor esclarecer a política existente entre esses sindicatos e organizações podemos citar:

• Política Paternalista: um meio rápido de reivindicação dos trabalhadores, sempre criando novos interesses e sempre conseguindo soluções.

• Política autocrática: age dentro da lei, as reivindicações nem sempre são atendidas, gera revolta aos funcionários.

• Política de reciprocidade: as reivindicações são negociadas extremamente entre as organizações e sindicatos, nem sempre se conseguem resultados.

• Política participativa : bom relacionamento entre todos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com