TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato De Experiencia

Artigo: Relato De Experiencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA MUNICIPAL SEBASTIÃO LUIZ CAVALCANTE

EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES EDUCACIONAIS NA ESCOLA

Autores: Anderson Pereira de Lima

Jonathan Barreto

Terezinha de Jesus Guedes

Co-Autora: Ana Paula

RESUMO:

O presente relato descreve algumas das atividades e algumas das experiências vivenciadas pelos bolsistas, pelo Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Educação Física na Escola municipal Sebastião Luiz Cavalcante, situado na cidade de Arcoverde-PE. Os resultados obtidos são observados no dia a dia dos alunos nas salas de aula. O PIBID com sua relevância tem contribuído bastante com a carreira docente dos acadêmicos, Contudo todas as atividades desenvolvidas na escola se mostraram de grande importância tanto na formação dos bolsistas quanto dos alunos da referida escola.

Palavras Chaves: PIBID, Educação Física, Escola.

INTRODUÇÃO

Sendo que o processo de ensino e aprendizagem consiste numa troca de conhecimentos no qual o professor opera como um facilitador entre seus alunos e o saber, desta maneira este processo consiste em professor- aluno- conhecimento. Como nos afirma Paulo Freire em suas sábias palavras

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

Sendo assim o ensino de Educação Física no âmbito escolar não poderia ser diferente, contudo podemos perceber claramente quão grande é sua importância e sua contribuição na formação dos educandos, para nós Pibidianos diante das experiências vivida na Escola Municipal Sebastião Luiz Cavalcanti analisamos o papel da

Educação Física na formação dos educandos e também na nossa formação acadêmica enfocando a conscientização corporal, contribuindo nesse processo para dar aos educandos sua plena corporeidade. Estando de acordo com (Assmann, 1993, p. 91).

A corporeidade do nosso ser é a instância referencial de critérios para a educação, para a política, para a economia e inclusive para a religião. Ninguém pode servir aos valores espirituais sem encarná-los em valores corporais.

Dessa maneira a Educação Física torna-se indispensável no cotidiano escolar, porém os educadores da área enfrentam grandes dificuldades para lidar com esta disciplina, tais como: a inadequação de espaço, falta de material didático entre outros, dificuldades estas, que acompanham os professores e alunos durante todo ensino fundamental e médio, mesmo assim o professor de Educação Física não pode abraçar essas dificuldades e toma-las como desculpas para o não cumprimento do seu papel, todavia o professor deve ser criativo e desenvolver suas atividades afinal Professores de educação física são antes de tudo educadores e que, portanto devem incluir em suas metas a ultrapassagem do senso comum, promover mudanças e se possível, transformações na sociedade:

“Somente as atividades que se dediquem a pensar e viver o corpo e que se proponham a modificar as regras que inibem a consciência corporal dificultarão a manipulação desse corpo no qual o homem vive” (BRUHNS, 1989, p.107).

Contudo, buscamos que os profissionais de Educação Física, tenham uma nova visão de realidade, substituam sua visão vulgar de corpo, de ser humano e de sociedade, adquirindo uma nova consciência que se preocupe com o desenvolvimento integral da personalidade humana.

AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA

O subprojeto Educação Física realizado na Escola Municipal Sebastião Cavalcante, ocorre sobre a supervisão da professora Ana Paula Leandro, juntamente com cinco bolsistas.

Durante todo o processo de ensino aprendizagem da referida escola, observamos que a professora em suas atividades contempla os conteúdos da disciplina Educação Física, tivemos oportunidades de participar de suas aulas onde a mesma em seu plano de

trabalho utilizou os seguintes conteúdos, Jogo, ginástica, dança esporte, e luta em meio a tantas atividades realizadas na escola o mês de junho se destacou, pois a escola vivenciou algumas atividades relacionada a copa do mundo, e na oportunidade foi solicitado pela professora supervisora uma elaboração de atividade sobre copa do mundo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com