TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato De Experiência

Pesquisas Acadêmicas: Relato De Experiência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

Relato de Experiência

Conhecer para respeitar e valorizar

Relato de Experiência faz parte dos gêneros pertencentes ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo. É um relatório de uma atividade prática, uma exposição escrita de um determinado trabalho ou experiência.

O objetivo do presente relato é apresentar as análises da atuação pedagógica da professora Argentina Teófilo, principalmente no que alude as práticas docentes ministradas.

Para a realização desta observação, a turma do segundo ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora Benedita Monteiro”, situada à Rua Coimbra nº125, Bairro Benedita Monteiro, Ecoporanga – Espírito Santo serviu de corpus de pesquisa, o período de abrangência desta observação foi de 02 á 04 de Abril de 2014.

Com tal estudo podemos observar que as condições socioeconômicas dos discentes pertencentes tanto a esta turma de alunos quanto a toda esta entidade estudantil, é bem precária. E que também a turma observada e esta instituição possuem em seu quadro, alunos portadores de necessidades estudantis especiais.

Mas, segundo Anísio Teixeira, a educação escolar é um direito que deve ser estendido a toda população e, além disso, a educação deve ser o meio para acabar com as diferenças existentes na sociedade brasileira. “A educação e a sociedade são dois processos fundamentais da vida, que mutuamente se influenciam” (Anísio Teixeira).

No contexto pedagógico, pretendemos demonstrar através deste relato que a educação é um processo que requer ousadia, portanto os acomodados pouco contribuem para as possibilidades de enxergar além. Pois de acordo com Anísio, precisamos defender o processo democrático de um ensino para todos, permeado pelo intenso desejo de mudança, pois ela é parceira inseparável da esperança.

Visando que a principal finalidade do sistema educacional é educar para a cidadania, intentando para a formação de homens plenos, livres e felizes. Educadores que formam para a vida, para a convivência entre os diferentes. E diferentes somos todos.

O tema inclusão escolar é uma preocupação até dos docentes mais experientes, então este relato também tem por objetivo apresentar experiências de inclusão. O estudo foi feito em sala de aula, onde a professora aplicava as atividades educativas próprias para a deficiência da aluna que é deficiente visual.

A entidade escolar dispõe de boa parte dos materiais didáticos necessários para tal deficiência, todos em braile, mas são executadas também atividades que interagem todos discentes. Os resultados dessa experiência mostram que as atividades educativas em conjunto com todas as crianças da sala possibilitam incluir as crianças com necessidades educativas especiais.

Segundo a professora, muitas dificuldades surgem para lidar com o problema, mas o encorajamento, as orientações, os estudos sobre o assunto e também o planejamento das aulas são fundamentais para promover a superação das dificuldades e a inclusão das crianças com necessidades educativas especiais ao grupo em geral.

A diversidade nas estratégias, e o atendimento individualizado às crianças especiais promove nelas o interesse em participar com o grupo. Trabalhar em sala de aula com essas crianças é uma tarefa que exige dedicação, estudo e muita sensibilidade no exercício docente. Os familiares percebem o quanto seus filhos se desenvolvem e se incluem em sala de aula.

Com relação aos pensamentos que permeiam as práticas pedagógicas da docente, compreendemos que elas estão centradas na Tendência Pedagógica Renovadora Progressista, que se caracteriza por centralizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com