TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Aula Pratica

Exames: Relatorio Aula Pratica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  1.554 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Estadual do Maranhão

Departamento de Química e Biologia

Disciplina: Química Geral

Professora: Fabiana Bernardes

Curso: Engenharia de Produção

Aluno: João Marcelus Ribeiro Pereira Código: 131k118

Relatório Aula Prática

Estudo das Reações Químicas

Resumo:

As reações químicas são processos que transformam uma ou mais substâncias, chamados reagentes, em outras substâncias, chamadas produtos. Em uma linguagem mais acadêmica, dizemos que uma reação química promove mudança na estrutura da matéria. Nesta aula pratica foi possível fazer varias reações químicas e determinar sua classificação.

1. Fundamentação Teórica

O processo pelo qual espécies químicas transformam-se em outras diferentes é que se chama de reação química. As espécies originais são chamadas de reagentes e as que resultam após a reação são os produtos. Numa reação de síntese, partimos de mais de um reagente e obtemos um único produto. Na reação de decomposição, obtemos mais de um produto a partir de um único reagente. Nas reações de dupla troca, dois reagentes permutam seus íons ou radicais entre si, dando origem a dois novos compostos. Nas reações de oxi-redução ocorre a troca de elétrons entre as espécies reagentes. As espécies que cedem elétrons são redutoras, e as que recebem elétrons são oxidantes. Em muitas reações químicas há desprendimento de calor: são reações exotérmicas. Quando o calor é absorvido, a reação é endotérmica.

2. Objetivo:

Identificar os diferentes tipos de reações químicas. Classificar e equacionar reações.

3. Parte experimental

3.1 Materiais utilizados:

- Estantes com tubos de ensaio

- Pipetas de 1,0 mL, 5,0 mL e 10 mL

- Pinça tesoura

- Pinça madeira

- Cápsula de porcelana

- Espátula

- Béquer de 100 mL

- Provetas de 50 mL e 10 mL

- Termômetro

- Bastão de vidro

3.2 Procedimento Experimental:

1- Pegou-se a pipeta e mediu-se 5 ml de solução de cloreto de sódio, e 5ml de solução de brometo de potássio, misturou-se os 2 em um béquer e formou uma solução transparente.

2- Depois de adicionar a solução de hidróxido de sódio a uma solução de cloreto de ferro III, verificou-se a formação de um precipitado gelatinoso marrom-alaranjado sendo ele denominado óxido de ferro (Anexo A). Ocorreu uma reação de dupla troca.

FeCl3 + 3NaOH  3NaCl + Fe(OH)3

3- Com uma pinça-tesoura levou-se um pequeno fragmento de magnésio até à chama do bico de gás. Aqueceu-se. Recolheram-se todos os fragmentos em uma cápsula de porcelana. Adicionou-se 10 mL de água destilada e agitou-se com o bastão de vidro para homogeneizar. Em seguida adicionou-se 2 gotas de fenolftaleína. Ao queimar o fragmento de magnésio, obteve-se uma substância branca denominada óxido de magnésio:

2Mg + O2  2MgO

Ao adicionar água destilada obteve-se hidróxido de magnésio pela seguinte reação:

MgO(s) + H2O(l)  Mg(OH)2(aq)

Com o indicador fenolftaleína, foi possível observar a cor, indicando o meio básico. Como duas substâncias originaram um produto, esta reação é classificada como reação de síntese.

4- Mediu-se 3 ml de nitrato de prata transferiu-se para o tubo de ensaio. Depois se colocou o fio de cobre na solução. Observou-se depois de um tempo os ions de ferro se depositaram sobre o cobre, e a solução ficou azul.

2AgNO3 + Cu à Cu(NO3)2 + Ag

5- Colocou-se em um tubo de ensaio 3mL de solução de sulfato de cobre II, introduziu-se um pequeno pedaço de metal, de forma que este ficou totalmente imerso na solução. Neste experimento, o cobre se precipitou, enquanto o ferro se dissolveu no meio (Anexo D), isso ocorreu pela reação de simples troca:

Fe + CuSO4  FeSO4 + Cu

6- Em um tubo de ensaio colocou-se cerca de 1g de carbonato de cálcio. Adicionou-se 5mL de acido clorídrico 1 M. Observou-se a reação. Durante a reação, houve liberação de gás carbônico:

2HCl + CaCO3  CaCl2 + H2CO3

2HCl + CaCO3  CaCl2 + H2O + CO2

Esta é uma reação de dupla troca onde ocorreu formação do ácido carbônico que em seguida se decompôs.

7- Colocou-se 1mL de solução de cloreto de ferro III em um tubo de ensaio. Juntou-se 1 mL de solução de tiocianato de amônio. A solução apresentava coloração vermelho-sangue., a coloração vermelho-sangue surgiu através da reação entre os íons de Ferro (Fe+3) com o íon Tiocianato (SCN-).

FeCl3 + 3KSCN  Fe(SCN)3 + 3KCl

8- Dissolveu-se pequena quantidade de hidróxido de sódio em 5mL de água destilada e verificou-se a temperatura. Verificou-se um grande aumento na temperatura.

9- Dissolveu-se pequena quantidade de acetato de sódio em 5ml de água destilada e verificou-se a temperatura. Formou-se uma solução sem cor e sem alteração na temperatura

4. Resultados e discussões

QUESTIONÁRIO

1)Em alguma das etapas anteriores, deixou de ocorrer uma reação química? Explique.

R: Não

2) Com relação a etapa 2, responda:

a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com