TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Conversor De Potencia

Casos: Relatorio Conversor De Potencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

O grupo simulou dois circuitos para verificar o efeito de elevação de tensão e conversão do fator de potência. Depois, foram gerados os gráficos para posterior analise.

INTRODUÇÃO

A Taxa de Distorção Harmônico (THD) é um índice que informa a relação das componentes harmônicas da corrente e a fundamental. Uma elevada TDH da corrente de entrada significa elevado conteúdo harmônico, ou seja, mais potência reativa circulante no sistema. Mantendo-se a potência aparente constante, o aumento da potência reativa também implica em redução da potência ativa disponível, ou seja, há uma redução do aproveitamento de energia pelo sistema. O Fator de Potência (FP) é a relação entre potência ativa e a aparente consumida por uma determinada carga. Em uma situação ideal todas as redes teriam FP unitário ou próximo de um. Normas foram introduzidas para limitar a emissão de harmônicos obrigando os engenheiros a encontrar alternativas para melhorar a qualidade da corrente drenada da rede. Uma das soluções é o uso de pré-reguladores Boost (elevadores) reduzindo a amplitude das harmônicas de baixa ordem. (DAMASCENO, 2006, p.2). Um conversor Boost é um circuito eletrônico utilizado para converter uma tensão CC (corrente contínua) em outra tensão CC de valor maior que a entrada, trata-se de um conversor chaveado, comum em uma Fonte chaveada, ele consiste de um diodo, um indutor e um chaveador (um transistor, MOSFET, IGBT, BJT) e ainda, pode ser utilizado um capacitor de saída como filtro. As principais vantagens da utilização desse conversor são a pré-regulação da tensão de saída, a redução do conteúdo harmônico de baixa ordem da corrente de entrada, a eliminação de filtros de baixa frequência com consequente redução de custo e volume, bem como o aumento da eficiência do sistema como um todo. (DAMASCENO, 2006, p.3).

DESCRIÇÃO E RESULTADO

Com o auxilio de um software foi feito um diagrama para o circuito usando fonte de corrente (Figura 1), nesse circuito a corrente é de pico e é utilizado uma malha de corrente. Já no outro circuito (Figura 2), foi adicionado um filtro para corrigir as oscilações. Foram gerados gráficos para os dois circuitos, no gráfico 1, mostra a corrente no indutor, a corrente na entrada e a tensão de entrada. Já no gráfico 2, mostra a corrente e tensão de rede e a corrente e tensão na carga. Os gráficos mostram a correção do FP e no gráfico 2 é possível verificar uma oscilação menor.

CONCLUSÃO

Aprender sobre sistemas de conversão do Fator de Potência é muito relevante devido ao fato de que o consumo de potência reativa é cara para as companhias de energia. Apesar da forma mais clássica de corrigir o FP ser o uso de um capacitor, é possível utilizar um Boost para realizar essa tarefa. Além disso, existem diversas aplicações onde é necessário um controle de corrente, como em Led e em máquinas de soldas.

FIGURAS E TABELAS

FIGURA 1 – Representação do circuito fonte de corrente

FIGURA 2 – Representação do circuito fonte de tensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com