TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Atividades

Trabalho Escolar: Relatorio De Atividades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

Título do filme: Drácula - A História Nunca Contada

1° - Resumo do Filme:

Os habitantes da Transilvânia sempre foram inimigos dos turcos, com quem tiveram batalhas épicas. Para evitar que sua população fosse massacrada, o rei local aceitou entregar aos turcos centenas de crianças. Entre elas estava seu próprio filho, Vlad Tepes, que aprendeu com os turcos a arte de guerrear. Logo Vlad ganhou fama pela ferocidade nas batalhas e também por empalar os derrotados. De volta à Transilvânia, onde é nomeado príncipe, ele governa em paz por 10 anos. Só que o rei Mehmed mais uma vez exige que 100 crianças sejam entregues aos turcos. Vlad se recusa e, com isso, inicia uma nova guerra. Para vencê-la, ele recorre a um ser das trevas que vive pela região. Após beber o sangue dele, Vlad se torna um vampiro e ganha poderes sobre-humanos.

2° - Aspectos pedagógicos:

A primeira impressão que a narrativa proporciona é a sua complexidade. Dracula não apresenta nenhum personagem principal - até mesmo o Conde Dracula, que dá seu nome ao título só aparece no começo e no final. A narrativa consiste em uma grande sucessão de artigos de diários, memorandos e recortes de jornais por parte dos diversos personagens da história. Ou seja, nós lemos cada passagem da história de acordo o ponto de vista do personagem que a descreve, sendo que cada qual apresenta sua própria personalidade e visão de mundo (desde a romântica Mina até o médico frio e racionalista Dr. Seward). Tal aspecto da narrativa é profundamente inovador para a época (Dracula foi escrito em meados de 1895); todavia, torna a narrativa "quebrada", isto é, a seqüência principal de fatos que constituem o enredo da história é intercalada por opiniões e observações individuais por parte de cada personagem que vai a descrevendo. Porém, com este estilo narrativo, o autor permite aos leitores acompanhar toda a ansiedade e o medo apresentado por cada personagem ao longo da história de acordo com o seu próprio ponto-de-vista.

Apesar de ser descrito como um "romance gótico" pela crítica convencional, Dracula apresenta algumas características que o diferenciam da literatura byroniana (ou ultra-romântica, ou, no Brasil, a segunda geração romântica). As quebras da narrativa são um claro elemento modernista da obra, por exemplo. Além disso, a narrativa caracteristicamente descritiva - ainda que sob o foco de diversos narradores - torna o livro próximo da chamada literatura impressionista (como o livro O Ateneu, do brasileiro Raul Pompéia). Porém, o componente romântico da obra predomina, sobretudo pela descrição idealizada do comportamento de cada personagem, como, principalmente, a dualidade entre o caráter cruel, mundano, predador e sensual do vampiro com o caráter bondoso, quase que inocente, corajoso e justiceiro (os gentlemen vitorianos britânicos, acompanhados pelo Dr. Van Helsing) dos personagens que combatem Dracula.

Ressalto que a narrativa é bastante complexa. Talvez muitas das minhas impressões sobre a obra não coincidam com a crítica literária ortodoxa.

3° - Mensagem do Filme:

Drácula - A História Nunca Contada (Dracula Untold, 2014), filme de origem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com