TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Aula Pratica De Microbiologia I

Artigo: Relatorio De Aula Pratica De Microbiologia I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  2.844 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

No dia 03 de março de 2015, foi realizada a primeira aula prática de microbiologia ministrada pela professora Anne Karoene e pela técnica em laboratório Karla. Onde foram apresentada as dependências e equipamentos do laboratório de microbiologia. Como forma de orientação utilizaram tópicos de grande importância para nossa interação com o trabalho no ambiente laboratorial, sendo estes: Biossegurança, Manobras assépticas, Materiais , Equipamentos e Ubiquidade. Para obter melhor informações sobre os temas abordados buscamos informações concretas e claras .

1.1 A biossegurança é uma área de conhecimento definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como: “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”. Durante a aula este conceito foi exposto como uma forma de se prevenir acidentes e contaminações próprias e dos colegas visam à segurança destes.

1.2 Manobras assépticas são uma série de procedimentos executados de modo a evitar que os meios de cultura estéreis sejam contaminados por microrganismos indesejáveis. Partindo-se do princípio de que todos os materiais a serem utilizados devem estar estéreis. As vidrarias utilizadas devem passar pela autoclave, que é o aquecimento das mesmas em meio de maior pressão, temperatura e umidade, ou pela estufa que utiliza de calor seco assim garantindo a eliminação de todas as formas de vida vegetativa qualquer material, que possam alterar o resultado da prática. O aparelho utilizado tem forma de uma panela de pressão muito grande e por isso, seu manuseio deve ser com cuidado e experiência, uma vez que seu mal uso pode causar graves acidentes(Vermelho,2006). Outro modo de esterilização é com a utilização do bico de Bunsen, cuja finalidade é de transportar amostras de um meio a outro deve ser “flambada” até esta totalmente esterilizada. Mas após a técnica deve-se esperar uns segundos para que não afete da amostra por conta do calor excessivo. Além da esterilização dos materiais devemos lembrar de esteriliza as bancadas onde foram realizada as praticas.

1.3 Materiais e Equipamentos são todos os utensílios que podem ser utilizados para realização de um trabalho microbiológico.

1.4 A ubiquidade dos micro-organismos é a grande capacidade deste estarem presentes em todos os lugares isto se baseia em três principais características: tamanho reduzido, que permite uma grande capacidade de dispersão; variabilidade e flexibilidade metabólica, que permite se adaptar e tolerar rapidamente às condições ambientais desfavoráveis; e sua grande capacidade de transferência horizontal de genes, que lhes permite recombinar e coletar caracteres positivos e persistir durante um longo tempo adaptando-se às condições ambientais instáveis (Adaptado do livro Brock Biology of Microorganisms, 10 Ed., 2003).Visualizamos isto através da coleta direta de microrganismos dos mais diversos ambientes e materiais.

OBJETIVOS:

Aula teve por objetivo a expor das normas e métodos básicos para se trabalha de forma segura e obter resultados confiáveis em laboratório e mostrar aos alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com